Em Brasília, Sindsaúde participa da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres



Motivado pelo seu histórico de lutas em defesa da mulher, o Sindsaúde marcou presença na abertura da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que ocorreu na última quinta-feira (17) em Brasília.  O objetivo do evento que segue até o dia 20 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães é propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A secretária de Saúde do Trabalhad@r do Sindsaúde e adjunta da CUT Nacional, Maria de Fátima Veloso Cunha, a secretária de Assuntos Sindicais, Irani Tranqueira, e a Secretaria de Assuntos de Gênero e Etnias do SindsaúdeLívia Tavares de Sá participam do evento e destacam que a necessidade de promover uma discussão profunda sobre o acesso integral das mulheres  aos serviços de saúde o que implicaria na melhora da qualidade de vida delas.   

Ainda segundo, Maria de Fátima Veloso, “são nesses espaços que se constroem e se aprimoram políticas fundamentais que melhoram a vida das mulheres. Por isso, é importante fortalecer a organização das brasileiras proporcionando novas conquistas e ampliando direitos”.   

Ainda na quinta-feira, parte das delegações participou de caminhada pelo Eixo Monumental, na capital federal. Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), mulheres eram maioria no ato, que defendeu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e da garantia de financiamento para políticas sociais. 

Eixo

Nos próximos dias, a discussão na conferência será organizada em quatro eixos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres e políticas públicas para mulheres e participação social.

A conferência foi convocada pelo Ministério da Saúde, que deve presidi-la, e é coordenada pelo Conselho Nacional de Saúde.

*Com informações da EBC

Confira também: 

Sindsaúde marca presença na II Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Na Colômbia, brasileiras fortalecem debate sobre direitos da mulher e justiça fiscal

Sindsaúde apoia a luta das mulheres por mais participação política

 

 

18/08/2017