Fórum Social Mundial tem ato em homenagem a Marielle Franco



O assassinato da socióloga, defensora dos Direitos Humanos e vereadora do Rio de Janeiro também foi repudiada durante a edição do Fórum Social Mundial 2018 que acontece em Salvador (BA). Na última quinta-feira (15), os participantes do evento, incluindo a presidenta do Sindaúde/GO, Flaviana Alves, realizaram uma marcha no centro da capital baiana em homenagem à militante e cobraram o esclarecimento do caso e a punição dos envolvidos.

Marielle Franco tinha 38 e foi executada no centro do Rio de Janeiro no último dia 14. Ela foi eleita vereadora pelo o Rio de Janeiro em 2016 e se destacou pela militância em defesa dos Direitos Humanos, em defesa das Mulheres Negras e dos moradores em Favelas. Denunciava frequentemente a violência policial no Rio e estava à frente da Comissão que investigaria possíveis violações aos Direitos Humanos durante a intervenção militar no estado.

Flaviana destacou que “o crime contra a vida de Marielle é um grave atentado à democracia brasileira” e que “mais do que nunca, é necessário unificar todas as vozes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”.

Na edição 2018 do Fórum, o Sindsaúde tem marcado presença em debates importantes como a austeridade Fiscal e o Desmonte do Estado Nacional, discussões dos avanços e retrocessos dos 30 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e no papel da Educação Popular diante dos ataques aos direitos sociais.

 

 

16/03/2018