Nota de Repúdio

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE GOIÁS (SINDSAÚDE-GO) vem a público manifestar seu repúdio à conduta da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) que, na manhã desta quinta-feira (31), efetuou a prisão de dois professores da rede municipal de Goiânia durante o protesto dos servidores da Educação por valorização salarial.

A categoria, que está em greve, reivindica a imediata aplicação do reajuste do Piso Salarial do Magistério para professores da rede municipal de saúde de Goiânia. Ao contrário do percentual de 33% aprovado pelo Governo Federal, o prefeito Rogério Cruz propôs a aplicação de somente 10,80%.

A postura da GCM, nesse 31 de março (data simbólica do Golpe Militar) sob ordens sabe-se lá de quem, registrada em fotos e vídeos é condenável e preocupante. Não queremos crer que se trata de uma tentativa explícita de intimidação e perseguição àqueles que lutam por seus direitos.

Portanto, é salutar para a saúde da nossa democracia que as garantias constitucionais sejam respeitadas e defendidas por todos aqueles que têm apreço pela liberdade. Esperamos que o chefe do Executivo municipal cumpra a lei e assegure direitos trabalhistas como a aplicação do piso dos professores e a concessão da data-base aos demais servidores.