Prefeito de Senador Canedo se compromete em negociar implantação do Plano de Carreiras

 Prefeito de Senador Canedo se compromete em negociar implantação do Plano de Carreiras

Há vários anos trabalhando desmotivados, sem ter seus direitos respeitados e nenhum plano de gestão que preze pela valorização, os servidor@s da Saúde de Senador Canedo tiveram a esperança renovada na reunião – realizada na última terça-feira (16) – com o prefeito Divino Lemes. O motivo de a expectativa ter aumentado é que o prefeito se comprometeu em estudar o Plano de Carreiras apresentado pelo sindicato e a criação de uma comissão para iniciar as discussões da sua implantação.

Com a sala lotada de trabalhador@s, o prefeito disse que vai estudar todo o Plano de Carreiras da Saúde e o impacto financeiro que a implantação dele causará na folha de pagamento, e que no prazo de 10 dias voltaria a ter uma reunião com o sindicato para avançar nas negociações.

Além de apresentar o Plano de Carreiras e o impacto financeiro, o Sindsaúde propôs ainda a criação de uma comissão, que envolva as secretárias de Finanças, Administração, Saúde e a Procuradoria, para negociar a tabela de progressão dos servidor@s dentro do plano. Sem resistência, o prefeito disse que vai consultar sua equipe para, posteriormente, criar uma portaria estabelecendo a equipe responsável pelo o estudo do plano.

Durante a reunião, Divino disse que já realizou uma auditoria na folha de pagamento do funcionalismo público e encontrou diversas irregularidades, como vários direitos assegurados em lei que não estão sendo cumprindo. “Já seria um imenso avanço se conseguíssemos normalizar e legalizar essa folha de pagamento, garantindo todos os direitos dos trabalhador@s”, completou o prefeito.

Agentes
Ao ser indagado sobre o atraso do pagamento do vale-transporte e sobre o modelo do atual vale-alimentação dos agentes e de outras categorias, o prefeito disse que pretende inserir o pagamento do vale-alimentação no contracheque do servidor. Quanto ao vale-transporte, Divino garantiu que vai verificar o porquê do atraso e que irá regularizar a situação.

Gratificação
Seguindo a lista de reinvindicação, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, pediu explicações ao prefeito sobre a ausência do pagamento da gratificação dos técnicos de enfermagem, radiologia e saúde bucal que tinha sido acordado com o secretário de Saúde, Júlio Pina.

Com o objetivo de corrigir a defasagem salarial desses profissionais, ficou acordado que a prefeitura iria pagar uma gratificação de 10% no mês de outubro, 20% em novembro e 30% em dezembro, e que esse último percentual seria mantido até a aprovação do plano de carreiras. No entanto, a prefeitura só pagou o percentual de 10% e mesmo assim, não são todos os técnicos que recebem essa gratificação.

Sobre o exposto, o prefeito disse que não tem conhecimento dessa situação, mas garantiu que irá conversar com o secretário de Saúde para cumprir o acordo e manter a correção salarial desses profissionais.

Mobilização

Após a reunião com o prefeito, uma comissão de trabalhador@s voltou a se encontrar para discutir quais serão as estratégias que o movimento irá adotar para que o Plano de Carreiras seja efetivado no município. Na ocasião, eles decidiram suspender a paralisação que iria acontecer no próximo dia 18, na Unidade de Pronto Atendimento, para que as negociações com a prefeitura avance.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud