Seminário aborda realidade e desafios dos profissionais de enfermagem no serviço público

O Sindsaúde/GO, com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem, realizou na última sexta-feira (22) um seminário para discutir a realidade e os desafios de técnicos e auxiliares de enfermagem dentro Sistema Único de Saúde. Com o tema “Dimensionamento e processos éticos”, o evento ocorreu no Clube do Sindsaúde, no Bairro Santo Antônio, em Goiânia.

O secretário de Formação Política e Sindical do Sindsaúde, Erivânio da Silva, explicou que “em um contexto no qual a cada dia os profissionais da enfermagem sentem-se mais sobrecarregados e a situação é agravada pelo modelo de terceirização nos serviços públicos adotado em Goiás, torna-se crucial refletir os desafios dessa profissão”.

Erivânio destacou ainda que “os profissionais da enfermagem e muitos outros trabalhador@s da rede pública têm que lidar diariamente com a pressão psicológica, sobrecarga de trabalho, salários defasados e falta de insumos o que reflete diretamente na qualidade do atendimento oferecido ao paciente”.

Já a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, acrescentou que “nessa conjuntura, o trabalho – complexo, contínuo e pautado pela ética – desses profissionais fica comprometido e por isso é fundamental aprofundar o debate para garantir a segurança do paciente e do profissional”. Ainda segundo ela, “a completa mudança dessa realidade passa obviamente, pela valorização de todos os profissionais envolvidos no processo de cuidar”.

A discussão foi norteada por quatro perguntas geradoras que promoveram a reflexão sobre a conduta profissional diante da realidade vivenciada nas unidades de saúde. Além de estimular o debate e promover o diálogo, o seminário também alertou para a importância da organização da classe trabalhadora nos respectivos locais de trabalho.

25/09/2017