Sindsaúde 25 anos: Unidade, resistência e luta por um SUS 100% público

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) completa neste dia 12 de setembro 25 anos. Nesse período crescemos e permanecemos firmes em nossos objetivos: conquistar e assegurar direitos na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde. Mas nosso compromisso vai além da valorização do trabalhador da Saúde, nosso comprometimento é também com toda a comunidade e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nossas ações marcaram a implementação do SUS em Goiás. Exemplo disso é a reabertura do Hospital Alberto Rassi (HGG) na década de 90, conquistada após manifestações, mobilizações e greves. Nesse mesmo período, o movimento conhecido como Reage Saúde lutou por correções salariais, mas também reivindicou a implantação de UTI no Hospital Materno Infantil (HMI), melhoria das condições de trabalho, entre outros. Os frutos dessa luta não partiram da boa vontade dos governantes, mas da união dos trabalhadores e trabalhadoras em uma mobilização histórica. Fizemos e participamos de lutas de toda a classe trabalhadora. E isso continua ocorrendo.

A implantação do Plano de Carreiras no Estado (ainda em andamento) e em vários municípios, ampliação da licença-maternidade em Goiás, a mudança de vínculo, aprovação do piso salarial para os agentes e a convocação de aprovados em concurso público são alguns desses resultados colhidos após anos de reivindicação, mobilização, união da classe trabalhadora. Nada nos foi dado, mas conquistado em uma luta diária.

Os nossos desafios continuam. O Sindsaúde tem lutado contra a precarização nas relações de trabalho geradas pela terceirização do serviço público de Saúde. Hoje, continuamos mobilizados na luta pelo SUS com financiamento de 10% do PIB da União (juntamente com o repasse obrigatório dos municípios e Estado) e na valorização do trabalhador e trabalhadora da saúde em uma carreira única. O Sindsaúde jamais se calou e assim, tem semeado a esperança por um serviço 100% público, de qualidade e com Controle Social.

Durante esses 25 anos sem dúvidas avançamos, mas ainda há um longo caminho a trilhar. Temos certeza que juntos podemos construir o SUS “dos sonhos” – que cumpra seu papel descrito na Constituição Federal. Essa construção passa pela valorização dos trabalhadores e do respeito pelos princípios constitucionais. Hoje é dia de olhar para trás e avaliar o caminho percorrido, e mais que isso: olhar adiante e nos unir por um Sistema de Saúde de qualidade, que respeite aqueles que o compõem diariamente e que atenda dignamente toda a população.

12/09/2014