Sindsaúde discute melhorias para trabalhadores de Panamá, Rio Quente e Bom Jesus

Na luta para garantir os direitos dos trabalhador@s, o Sindsaúde tem percorrido vários municípios goiano a fim de exigir melhores condições de trabalho e assistência, e o cumprimento irrestrito das leis trabalhistas.

Na última segunda-feira (18) a diretoria do Sindsaúde saiu em caravana pelas cidades de Panamá, Rio Quente e Bom Jesus. Nesses municípios, os dirigentes sindicais notaram a insatisfação generalizada dos trabalhador@s da saúde pela falta de condições de trabalho e descumprimento de leis trabalhistas.

Panamá
Para verificar as condições de trabalho que os profissionais da enfermagem estão sendo submetido, o Sindsaúde participou de uma reunião com a secretária de Saúde, Marcia Cristina de Oliveira. Questões como jornada excedente, alimentação dos plantonistas e plano de carreiras foram alguns dos assuntos discutidos.

Desobedecendo a critérios estabelecidos que regulamenta a jornada dos profissionais da enfermagem, a prefeitura tem exigido uma carga horária, desses trabalhador@s, que variam de 40 a 48 horas semanais. Tudo isso para suprir déficit de profissionais e a alta demanda por atendimentos nas unidades de saúde.

Para coibir a continuidade dessa prática, o Sindsaúde já prepara um parecer jurídico para oficializar a prefeitura contra essa atitude.

Rio Quente

Os diretores do Sindsaúde também se reuniram com os trabalhador@s municipais da saúde de Rio Quente. Entre as reivindicações do Sindicato, está a correção da tabela do Plano de Carreiras, revisão de diferenças no FGTS, aquisição de uniformes e equipamentos de proteção individual.

Nos próximos dias, será encaminhando ao prefeito um ofício formalizando as pautas de reivindicação da categoria. A reunião ocorreu na Câmara Municipal e faz parte de mais uma ação do Sindsaúde no sentido de construir uma ampla política de valorização para o servid@r da saúde em todo estado.

Bom Jesus

Finalizando o giro pelo interior, o Sinsaúde realizou uma assembleia geral com os trabalhador@s de Bom Jesus. Lá, foi eleita a comissão que irá discutir a implantação do Plano de Carreiras com os gestores da prefeitura. Além disso, foram eleitos também os delegados que irão representar o Sindsaúde por local de trabalho.

Participaram dessa rodada no interior o diretor de Comunicação, Leocides José de Souza, e a diretora de Saúde do Trabalhad@r, Maria de Fátima Veloso.

19/08/2017