29 ANOS! A luta continua por novos concursos públicos

O concurso público é considerado o meio mais amplo e democrático pelo qual os interessados podem ingressar no serviço público. Não há dúvidas de que ele é um grande aliado da Administração Pública para tornar os serviços prestados mais eficientes.

Orientado por essa concepção, o Sindsaúde travou – durante seus 29 anos – grandes lutas pela promoção de concursos públicos na área da saúde. Essa reivindicação gerou inúmeros embates entre o Sindicato e o Governo. O concurso para o Hospital Geral de Goiânia (HGG) foi um caso emblemático.

Em 1998, o Sindicato conseguiu que fosse realizado uma seleção para preenchimento de vagas no HGG. No entanto, o Governo de Goiás sob a gestão do ex-governador Marconi Perillo nomeou os aprovados como comissionados e não como estatutários. Após várias mobilizações, o Sindsaúde conquistou a efetivação correta dos aprovados.

O Sindsaúde também não poupou esforços para garantir os concursos de 2004 e de 2010. Esse último chegou a ser cancelado em 2011, mas a mobilização da entidade junto ao Ministério Público garantiu a nomeação dos aprovados.

Pautado pela defesa de um Sistema Único de Saúde gratuito composto por servidores efetivos devidamente qualificados e tendo em vista o déficit de profissionais, o Sindsaúde segue reivindicando a realização imediata de novos concursos em Goiás.

Veja alguns registros das mobilizações à época:

Manifestação pedindo a homologação do concurso do HGG.

Audiência pública sobre concurso público em 2012.

Luta pela efetivação no Estado.