8º ConSindsaúde discute a importância da comunicação na organização dos trabalhadores

*Publicada em 09.12.2019 às 12h32

Além da festa em comemoração aos 30 anos do Sindsaúde, o terceiro e último dia do 8º ConSindsaúde foi marcado pelo debate sobre o combate às Fake News e a importância da comunicação para a classe trabalhadora.

Para debater a forma como a comunicação nos ensina e como interfere na formação das nossas narrativas, a jornalista e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima, participou da discussão atendendo ao convite do Sindsaúde. Ela chamou a atenção para a importância de diferenciar opinião e informação no processo de consumo de notícias.

A palestrante lembrou que informações produzidas por profissionais estão orientadas por critérios e consonância com a ética jornalística. Por outro lado, Angelita alertou ainda que há muitas opiniões que atendem a determinados interesses sendo disseminadas como informação.

As Fake News também foram temas do debate. Tanto a jornalista quanto o sociólogo e estudioso da precarização do trabalho e organização sindical, Luís Carlos da Silva, reforçaram o cuidado que se deve ter com informações duvidosas na internet. “Por isso, é muito importante saber quem produziu o material que você está lendo, qual é o propósito daquela informação e se certificar da veracidade antes de compartilhar”, explicou Angelita.

Os palestrantes evidenciaram a importância de o trabalhador se engajar na disputa de narrativas, até mesmo no mundo digital, como mais uma forma de luta. “É preciso que o trabalhador compartilhe as matérias produzidas pelo Sindicato e também seja produtor de conteúdo. Isso faz a diferença e é fundamental para que a mais pessoas conheçam a realidade desses servidores!“, ressaltou Luís Carlos

Na ocasião, a assessoria de comunicação do Sindsaúde apresentou os canais virtuais de comunicação os quais todos os filiados podem ter acesso e os investimentos do Sindicato no seguimento. “O Sindsaúde mantém uma série de ferramentas com o intuito de estar cada vez mais próximo do trabalhador ofertando informações confiáveis e coerente com a causa trabalhista, além de proporcioná-lo uma linha direta com o Sindicato”, explicou o coordenador do departamento de Comunicação, Júnior César de Oliveira.

A segunda mesa do dia trouxe relatos de experiências dos trabalhadores pioneiros na luta pelo SUS e em defesa da classe trabalhadora. Participaram os trabalhadores e militantes da causa, Albinéia Plaza, o jornalista Pinheiro Salles e a trabalhadora Olivia Vieira.

Próximos anos

A plenária do 8º ConSindsaúde aprovou documentos importantes para os próximos três anos. Entres eles, está a ratificação da Carta de Princípios do Sindicato, a Aprovação do Plano de Lutas e moções de repúdio. Uma delas, é sobre a campanha publicitária divulgada pelo governo de Goiás em que responsabiliza o servidor público pelo suposto caos financeiro do Estado.

30 anos de história

Antes de dar início à festa em comemoração aos 30 anos do Sindsaúde que contou com coquetel e a animação do DJ Renato Baruk, ainda foi exibido na íntegra o documentário “História dos 30 Anos do Sindsaúde” produzido pela jornalista Adriana do Valle com a co-produção da Caravídeo e que resgata os principais momentos da história do Sindsaúde.

Confira aqui as fotos do 8º ConSindsaúde-GO