9ª CONFERÊNCIA: “O desafio é romper a privatização e a terceirização que destrói o SUS”, alerta a presidenta do Sindsaúde  

9ª CONFERÊNCIA: “O desafio é romper a privatização e a terceirização que destrói o SUS”, alerta a presidenta do Sindsaúde  

*Publicada em 13.06.2019 às 15h27

Durante a mesa de debate do segundo dia da 9ª Conferencia Estadual de Saúde quando o microfone foi aberto aos participantes, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, defendeu o engajamento da sociedade e dos trabalhadores na defesa do SUS.  Segundo ela, “o desafio dessa Conferência e da Nacional é romper com o processo de privatização e terceirização que realmente destrói o Sistema Único de Saúde”.

Ao criticar a EC 95 que congelou investimentos na Saúde, Flaviana lembrou ainda que a medida traz impactos graves na promoção e prevenção e que por sua vez refletem na assistência de alta complexidade.  

Já a diretora do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso, também fez uso da palavra e destacou a importância de assegurar maior dignidade para os trabalhadores da saúde. Veloso salientou que “não há como garantir acesso à saúde sem ter reposição das forças de trabalho através do concurso público”. Ela acrescentou também que “não se pode permitir que os trabalhadores sejam colocados nos locais de trabalho sem as mínimas condições, visto que o acesso à saúde passa pela as condições de assistência ofertadas”. 

A mesa de debate foi coordenada pela secretaria Geral do Sindsaúde e conselheira de Saúde, Luzinéia Vieira e dela participaram os palestrantes: Jordão Horácio Silva, Eduardo Bonfim e Mariana Vercesi.

No período vespertino, os delegados formarão grupo de trabalho para sugerir e apresentar novas propostas. Ao final da Conferência, deverá ser aprovado uma relatório com as mudanças sugeridas, as quais serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência.

A 9ª Conferência Estadual de Saúde do Estado de Goiás tem como tema, “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS” e segue até sábado. Ela é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde e está sendo realizada na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap).

X
%d blogueiros gostam disto: