A arte de cuidar como profissão!

Você sabe qual é o papel do técnico de enfermagem? Essa é a primeira de uma série de reportagens sobre a diversidade e a importância das profissões da área da saúde. Quem vai nos ajudar a conhecer um pouco mais dessa profissão é a servidora Lília Cabral que há 14 anos exerce o cargo no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).

Concursada, mãe de quatro filhos, divorciada e, segundo ela, apaixonada pelo que faz, Lília enfrenta diariamente uma rotina de 6 horas de trabalho intensas e que exigem concentração. Ela explica que escolheu a profissão “por gostar de cuidar dos outros”.

No SUS

Em 2005, Lília decidiu se inscrever no concurso da secretaria de Estado da Saúde. Foi aprovada e de lá para cá, passou a dedicar a vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela diz admirar o papel do SUS: “É belíssima, está a serviço de qualquer pessoa”.

A rotina dela começa às 5h da manhã quando ela sai de casa em direção a um dos maiores hospitais do Centro-Oeste, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Ao sair, ela não sabe com o que ou com quem irá lidar naquele dia, a única certeza é que seu trabalho será crucial para a vida de diversas pessoas.

Lília conta que nem sempre as condições de trabalho colaboram e que exercer a profissão é mais que um gesto de amor. Ela explica que “o clima é de beligerância” e que é complicado “trabalhar sem material”, com “sobrecarga de trabalho” e “poucos profissionais”.

A profissão

A remuneração também não é atrativa. O piso salarial da categoria não chega a R$ 2.500. Com os descontos, segundo ela, o valor cai para “pouco menos de R$ 1.500”.

Além de cuidar das tarefas do lar – consideradas mais uma jornada de trabalho – ela ainda realiza outras atividades para complementar a renda, “À tarde eu faço pães e bolos nutracêuticos e também cuido de um senhor portar de câncer”. Os produtos nutracêuticos são espécies de alimentos ou apenas parte deles e acredita-se eles que trazem maiores benefícios à saúde.

Assim como Lília, existem outros 511 mil técnicos em enfermagem no Brasil, dos quais 36 mil estão em Goiás. As atribuições do profissional são variadas e exigem dedicação. Como parte imprescindível no cuidado com o paciente, o técnico é um grande aliado do enfermeiro e dos demais profissionais em unidade de saúde.

Esse profissional é responsável pelo tratamento e acompanhamento do paciente. Coordenado pelo enfermeiro, ele se encontra presente diretamente com o paciente. “Cuidamos do paciente, da higiene oral, damos banho, trocamos faldas, administramos medicações, aferimos os sinais vitais, cuidamos da dieta”, descreve Lília sobre cada procedimento imprescindível para proporcionar maior qualidade de vida ao paciente.

Ela faz questão de ressaltar o carinho pela profissão. “É muito gratificante quando conseguimos devolver a um paciente em estado grave os seus sinais vitais ou quando vemos o nosso paciente totalmente recuperado”.