Assédio moral é tema de discussão na Maternidade Nascer Cidadão

O Sindsaúde promoveu nesta sexta-feira (14), uma Roda de Conversa com os trabalhador@s da Maternidade Nascer Cidadão. O tema do encontro foi o assédio moral e suas consequências. Mediado pelo diretor de Organização Política de Base do Sindsaúde, Mauro Rubem, e o secretário de Formação Política do Sindicato, Erivânio Silva, o evento que ocorreu pela primeira vez na unidade.

Conforme, explicou Mauro Rubem, a atividade surgiu do interesse do Sindsaúde e dos funcionários. “A Maternidade conhecida pela sua história e seu modelo humanista, atualmente vive uma quebra desse caráter. Os servidores alegam viver em uma instabilidade no local de trabalho”.

A unidade – de responsabilidade da prefeitura de Goiânia – é administrada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FundaHC) e possui servidor@s estatutários e celetistas. Na ocasião, além dos servidor@s, participaram os gestores Geral, Técnico e Administrativo.

Entre uma fala e outra, surgiram mais de 20 depoimentos sobre situações que podem caracterizar assédio. A maioria dos relatos referem-se à circunstâncias que envolvem sobrecarga de trabalho o que tem impactado na saúde dos funcionários.

Encaminhamentos

De acordo com o secretário de Formação Política do Sindicato, Erivânio Silva, haverá atividade semelhante na próxima sexta-feira (21). “O nosso objetivo é fortalecer a construção de um ambiente de trabalho mais saudável entre servidores e gestão”, explicou.

Erivânio adiantou também que, Sindsaúde irá realizar no início do próximo ano um seminário para aprofundar as discussões e apontar alternativas. Enquanto, isso será feito um monitoramento individual dos casos relatados .