Assembleia define data do 8º Congresso do Sindsaúde

*Publicada em 21.06.2019 às 11h49

O 8º Congresso do Sindsaúde (ConSindsaúde) vai ocorrer nos dias 11, 12 e 13 de setembro. A data foi definida e aprovada durante Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede do Sindsaúde na quarta-feira (19). Na ocasião, os participantes também aprovaram mudanças no estatuto do Sindicato.

A data do evento coincide com o mês em que o Sindsaúde – fundado em 10 de setembro de 1989 – irá celebrar seus 30 anos de atuação. Além disso, ficou deliberado que em 2019, o ConSindsaúde será realizado na sede do Sindicato, diferenciando das demais edições.

Para a presidenta da entidade, Flaviana Alves, a celebração das três décadas de história do Sindicato foi um dos fatores que influenciaram na escolha do local do Congresso. “Os filiados compreenderam que essa era uma oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho do Sindsaúde durante esses 30 anos e de resgatar a importância da estrutura construída pelo sindicato”.

O ConSindsaúde é realizado a cada três anos e tem como objetivo avaliar a realidade da categoria e a situação política, econômica e social do país. Definir a linha de ação do Sindicato, bem como as suas relações intersindicais, e fixar o seu plano de lutas. Nele também é eleita a mesa diretora dos trabalhos entre os seus participantes, aprovadas e votadas as propostas de alterações estatutárias apresentadas, além de definidas a carta de princípios da Entidade e alterá-la sempre que necessário.

Estatuto

A assembleia também aprovou mudanças estatutárias. Uma delas – relativa ao clube – foi o acréscimo da alínea “z” no Artigo 7º do estatuto. Os participantes incluíram a figura do “sócio contribuinte”. A alteração possibilita que o Clube do Sindsaúde também seja financiando pela comunidade. No entanto, a deliberação da vontade social da entidade continua reservada apenas aos servidores filiados.

Além de possibilitar a expansão e melhoria da infraestrutura que o Clube tem hoje, a medida vai propiciar uma maior interação com a comunidade se transformando em alternativa para a promoção de arte, cultura, lazer e esporte”, ressalta Flaviana.

Outra mudança estatutária diz respeito ao número de participantes nos congressos do Sindicato. A alteração do Artigo 31º estabeleceu que haverá a proporção de um (1) delegad@ sindical para até 40 sindicalizados.

Congressos da CUT

Ainda durante a assembleia ficou acordado que a eleição dos delegados que participaram do Congressos Estadual e Nacional da Central Única dos Trabalhadores será realizada em breve e atenderá critérios como representação de categoria, gênero, atuação sindical, entre outros. A etapa nacional será realizada de 7 a 10 de outubro desse ano, em São Paulo/SP. A data da etapa estadual ainda não está definida.