Audiência pública: Sindsaúde em defesa da Saúde

* Publicada em 18.09.2019, às 12h03 e e atualizada às 15h20

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás, Sindsaúde, articulou Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Alego, para reivindicar e se posicionar de forma contrária às demissões em massa dos trabalhadores celetistas do HUGO.

O Sindsaúde representado por sua Presidenta, Flaviana Alves Borges, colocou em pauta na mesa da audiência outros temas preocupantes como, manutenção da carga horária de 30 horas semanais para enfermagem, diminuição de salários e aumento de carga horária dos celetistas, remoção dos servidores públicos do HUGO,  demissões de servidores públicos da saúde, confirmado pelo Governador do Estado, Ronaldo Caiado, DEM, transparência em relação à transição das Organizações Sociais, no HUGO, as OSs, a atual Haver, e Instituto Nacional de Amparo a Pesquisa e Tecnologia Inovação na Gestão Pública, o INTS, que assumirá em 31 de outubro deste ano, e a situação de risco dos pacientes e da população em geral que precisa do Sistema Único de Saúde, SUS, e do HUGO.

“Não se resolve o problema na saúde colocando o ônus nas costas do trabalhador e, muito menos nas costas do cidadão que paga os seus impostos.” Afirmou, Flaviana Alves Barbosa.

A audiência pública convocou uma Assembleia na próxima sexta-feira, 20 de setembro, onde será deliberado sobre uma paralisação dos trabalhadores na unidade de saúde.

E amanhã, 19 de setembro, quinta-feira, acontecerá uma reunião no Ministério Público Estadual, às 14 horas, dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, as duas Organizações Sociais envolvidas no processo de transição da administração do HUGO, do Ministério Público do Trabalho e do anfitrião, o Ministério Público Estadual.

A Audiência Pública foi realizada ontem, (17), no Auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa de Goiás, a ALEGO.

Participaram da Audiência Pública a Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores (as) do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), Flaviana Alves, o Diretor do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Ricardo Furtado, a Presidenta do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Dra. Franscine Leão, Wesley Franco, Jurídico do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás e representante do Hugo, Gersica Sampaio.

SINDSAÚDE

Organizar. Resistir. Avançar