CONQUISTA! Aprovado novo reajuste salarial para ACS e ACE de Goiânia

CONQUISTA! Aprovado novo reajuste salarial para ACS e ACE de Goiânia

*Publicada em 11.12.2019 às 15h20

Nesta quarta-feira (11), se concretizou uma das principais reivindicações do Sindsaúde. Foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal e em segunda e última votação, o projeto de lei que reajuste o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do município de Goiânia.

Com a aprovação do texto por 28 votos, o salário base dos agentes fica reajustado no valor de 1.250,00 no ano de 2019, R$ 1.400,00 em 2020 e R$ 1.550,00 em 2021. A medida é uma adequação do município de Goiânia à Lei Federal 13.708 aprovada em 2018 que estipulou novos valores para todos os municípios.

Reivindicação

Essa aprovação vem concretizar uma das nossas principais reivindicações. Desde o início do ano, o Sindsaúde esteve pressionando e enfatizando a importância do município de Goiânia se adequar à lei federal. Finalmente, o prefeito e os vereadores entenderam a relevância de atender a nossa pauta” destacou o diretor do Sindsaúde, Anderson Cleiton.

O diretor ainda reiterou que a próxima medida do Sindsaúde é cobrar o pagamento retroativo referente aos meses em que a lei deixou de ser cumprida. Anderson ressaltou também que a mudança de vínculo daqueles que ainda são celetistas e a inclusão dos ACS e ACE no Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Secretaria Municipal de Saúde também são pautas do Sindicato.

Com 65 anos e 26 deles dedicados ao trabalho de prevenção, o Agente de Combate a Endemias, Dionísio Borges, se diz muito satisfeito. “Foi uma ótima notícia! É o reconhecimento de uma categoria sofrida que trabalha diuturnamente enfrentando todo tipo obstáculos. Além, disso, um bom funcionário é feito com incentivos de modo a continuar desempenhando as suas atividades com satisfação”.

Papel do Sindicato

O agente também destacou o trabalho do Sindsaúde nessa jornada. “O papel do Sindicato foi importante. É ele que unifica a categoria para reivindicar nossos direitos e faz a nossa representação”, afirmou.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Viviane Ferreira, também recebeu com muita satisfação a aprovação do projeto. Ela lembra que o trabalho dos sindicatos resultou na mudança de vínculo há nove anos e que agora garantiu o reajuste do piso salarial. “É um reconhecimento para a nossa categoria que está todos os dias sob sol e chuva atuando pelo bem-estar da população”.

   

X
%d blogueiros gostam disto: