CONQUISTA! Aprovado novo reajuste salarial para ACS e ACE de Goiânia

 CONQUISTA! Aprovado novo reajuste salarial para ACS e ACE de Goiânia

*Publicada em 11.12.2019 às 15h20

Nesta quarta-feira (11), se concretizou uma das principais reivindicações do Sindsaúde. Foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal e em segunda e última votação, o projeto de lei que reajuste o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do município de Goiânia.

Com a aprovação do texto por 28 votos, o salário base dos agentes fica reajustado no valor de 1.250,00 no ano de 2019, R$ 1.400,00 em 2020 e R$ 1.550,00 em 2021. A medida é uma adequação do município de Goiânia à Lei Federal 13.708 aprovada em 2018 que estipulou novos valores para todos os municípios.

Reivindicação

Essa aprovação vem concretizar uma das nossas principais reivindicações. Desde o início do ano, o Sindsaúde esteve pressionando e enfatizando a importância do município de Goiânia se adequar à lei federal. Finalmente, o prefeito e os vereadores entenderam a relevância de atender a nossa pauta” destacou o diretor do Sindsaúde, Anderson Cleiton.

O diretor ainda reiterou que a próxima medida do Sindsaúde é cobrar o pagamento retroativo referente aos meses em que a lei deixou de ser cumprida. Anderson ressaltou também que a mudança de vínculo daqueles que ainda são celetistas e a inclusão dos ACS e ACE no Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos da Secretaria Municipal de Saúde também são pautas do Sindicato.

Com 65 anos e 26 deles dedicados ao trabalho de prevenção, o Agente de Combate a Endemias, Dionísio Borges, se diz muito satisfeito. “Foi uma ótima notícia! É o reconhecimento de uma categoria sofrida que trabalha diuturnamente enfrentando todo tipo obstáculos. Além, disso, um bom funcionário é feito com incentivos de modo a continuar desempenhando as suas atividades com satisfação”.

Papel do Sindicato

O agente também destacou o trabalho do Sindsaúde nessa jornada. “O papel do Sindicato foi importante. É ele que unifica a categoria para reivindicar nossos direitos e faz a nossa representação”, afirmou.

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Viviane Ferreira, também recebeu com muita satisfação a aprovação do projeto. Ela lembra que o trabalho dos sindicatos resultou na mudança de vínculo há nove anos e que agora garantiu o reajuste do piso salarial. “É um reconhecimento para a nossa categoria que está todos os dias sob sol e chuva atuando pelo bem-estar da população”.

   

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud