Durante protesto, servidores públicos cobram salário atrasado e rechaçam parcelamento

O ato realizado em frente a Secretaria da Fazenda (Sefaz) reuniu na tarde de ontem (14) centenas de servidor@s públicos do estado de Goiás que ainda não receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2018.

Parcelamento

Ainda sem previsão para receber, os servidor@s usaram faixas e cartazes para expor sua indignação e repudiar a proposta do Governo de parcelamento em até oito vezes dos vencimentos. As entidades querem o pagamento integral.

A mobilização foi convocada pelo Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás, organização da qual o Sindsaúde também faz parte. Os servidor@s da Saúde estão entre as categorias que já receberam, mas em um ato de apoio aos demais, diretores e do Sindicato e outros trabalhador@s da pasta compareceram à mobilização.

Nova tentativa

Ficou decidido que uma comissão de representantes fará outra tentativa de se reunir com o governo até o dia 17 para negociar o pagamento integral dos salários. Enquanto isso, a assembleia geral fica suspensa.

Também na tarde de ontem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu a comissão de técnicos do Tesouro Nacional que chegou ao estado para checar as contas do governo. Caiado articula para inserir Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Crítica

A medida como única alternativa tem recebido forte crítica do Fórum dos Servidores já que o ingresso do Estado nessa modalidade traria consequências direta para o funcionalismo como a suspensão de reajuste salarial, data-base, progressões, concurso público, entre outros.