Em Anápolis, Sindsaúde participa de reunião na Secretaria Municipal de Saúde

Em Anápolis, Sindsaúde participa de reunião na Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em 07 de janeiro de 2020, às 9:35, horário de Brasília

Com objetivo de discutir e deliberar várias pautas, o Sindsaúde participou da reunião na Secretaria Municipal de Saúde, SMS, em Anápolis, dia 3, sexta-feira. Dentre elas, questionar  e tirar dúvidas sobre a portaria número 217/2019 que “DISPOE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE SAÚDE, BEM COMO, REGULAMENTA O HORÁRIO DE TRABALHO E ESCALAS DE TRABALHO DOS SERVIDORES(AS) PÚBLICOS(AS) NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE ANÁPOLIS E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS’’

Deixamos registrado a falta de diálogo na elaboração desta portaria antes da sua publicação e também foi solicitado uma nova discussão sobre a mesma, no intuito de ter uma portaria que atenda o interesse público e também os direitos dos(as) trabalhador@s com o propósito de melhor atender a saúde da população anapolina. “ Afirma a Presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves Barbosa.

O Sindsaúde levou ao conhecimento da SMS de Anápolis, uma denúncia que somente os médicos eram liberados de registrar a sua frequência eletrônica. A SMS informou que a denúncia não era verdadeira. Afirmou que existem outros profissionais liberados do registo eletrônico por causa das especificidades de seus serviços. Também foi solicitado que os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, não participe dos mutirões, que duram uma semana por mês, em conjunto com Agentes Comunitário de Endemias, ACE, porque está havendo uma sobrecarga de trabalho para os ACS. Esta reivindicação seja levada ao Secretário de Saúde pelo Sr. Pedro Henrique Cardoso Jorge, Diretor de Atenção Básica da SMS de Anápolis.  

Na ocasião, o Sindsaúde foi  informado que devido a uma exigência do Ministério da Saúde, MS, a Prefeitura de Anápolis deverá cadastrar até abril de 2020, mais de 120 mil famílias. Desta forma a Prefeitura local deverá organizar mutirões para cadastro obrigatório do MS. Ficou acordado, que se for necessário que os ACS trabalhem aos sábados, eles terão a compensação em folgas e/ou horas extras.

O Sindsaúde checou se havia acontecido o treinamento solicitados pelos ACS, sendo informado que foi realizado. 

Outra pauta de extrema relevância do Sindsaúde em Anápolis, foi a negação de licença prêmio por parte da chefia imediata. A SMS de Anápolis, informou que não há uma negação e sim, uma exigência de um planejamento para a liberação não só de licença prêmio, como também, de férias. Foi cobrado o pagamento PMAQ, e eles responderam que irão pagar no salário de janeiro/2020 para os(as) trabalhadores(as) que compõem as equipes de Atenção Básica.

 Ao serem questionados, pelo Sindsaúde, sobre a convocação dos profissionais do concurso público em vigor, fomos informados que há previsão de convocação para fevereiro/2020 para os seguintes cargos: Fiscal da Saúde, Auditor de Controle e Avaliação, Agente Comunitário de Endemias e Técnicos de Enfermagem.

As demais pautas, como Progressão do Plano de Carreira, pagamento da Gratificação de Titularidade, Data Base, Condições de Trabalho e outras pautas de interesse dos(as) servidores(as) da saúde serão discutido em uma nova reunião já agendada para o dia 9 de janeiro, às 9 horas, na Secretaria de Saúde, que será a primeira reunião da Mesa de Negociação. O SINDSAÚDE convocamos os(as) trabalhador@s para participarem de uma ASSEMBLEIA GERAL no dia 21 DE JANEIRO DE 2020 às 14 HORAS NA PORTA DA PREFEITURA. Lá passaremos com mais detalhes os informes destas reuniões, bem como, deliberaremos a nosso plano de luta por nenhum direito a menos.

É o SINDSAÚDE!

ORGANIZANDO, RESISTINDO E AVAÇANDO!

X
%d blogueiros gostam disto: