Em defesa do SUS, Sindsaúde soma forças na 9ª Conferência Estadual de Saúde

 Em defesa do SUS, Sindsaúde soma forças na 9ª Conferência Estadual de Saúde

*Publicada em 13.06.2019 às 9h24 

Teve início na noite de ontem (12), a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Estado de Goiás. Com o tema, “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, o evento, é organizado com Conselho Estadual de Saúde, está sendo realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap), e segue até sábado. O Sindsaúde, mais uma vez, não fugiu à luta em defesa do SUS e dos trabalhador@s que atuam nesse sistema.

Diretor@s do Sindicato marcam presença com o intuito de somar forças contra o desmonte da saúde pública e consolidação do Sistema Único de Saúde. A secretária Geral do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, é conselheira e uma das coordenadoras da 9ª Conferência. Luzinéia destaca que “no contexto atual, debater a sobrevivência do SUS e a importância da ampliação das políticas públicas de saúde é inevitável e imprescindível”.  

Já a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, ressalta que o momento é único e representa uma excelente oportunidade para fortalecer a defesa do SUS por meio do diálogo e de propostas que resgatem os seus princípios”.

Com a participação de 278 representantes eleitos, evento vai definir diretrizes do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos. Realizada a cada quatro anos, o evento terá a participação de 278 delegados eleitos em cinco conferências macrorregionais ocorridas este ano. (Confira aqui a programação)

Segundo o presidente do Conselho, Venerando Lemes de Jesus, estarão em debate os problemas e as necessidades da saúde e serão aprovadas propostas para a melhoria das políticas públicas de saúde nos próximos quatro anos.

Ao todo, o CES promoveu cinco encontros macrorregionais, que escolheram os 278 delegados à conferência estadual. Eles foram eleitos obedecendo a paridade de representação definida pela lei do SUS, sendo 50% de representantes de usuários, 25% trabalhadores e 25% gestores e prestadores de serviços do SUS.

Com informações da SES.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud