Em Senador Canedo, servidores decidem por paralisação integral

O Sindsaúde realizou, na manhã dessa quinta-feira (14), assembleia unificada com servidor@s de Senador Canedo e entidades sindicais do município. Estava em pauta questões como a aprovação do adicional por tempo de serviço, data base, produtividade entre outros assuntos de interesse dos servidor@s. O ato ocorreu na Praça Criativa, no centro da Cidade.

Na oportunidade, os servidor@s deliberaram as próximas ações do movimento que também cobra do prefeito, Divino Lemes, o pagamento da titulação e o envio dos projetos que regulamentam o adicional por tempo de serviço e instituiu o novo plano de carreira, . Sem avanços nas negociações com a prefeitura, os trabalhador@s agendaram uma paralisação integral para o dia 26 de fevereiro às 8h no centro da Cidade.

O texto chegou a ir para o Legislativo, mas foi retirado para correções e ainda não retornou à Câmara Municipal. O prefeito alega que o benefício não é possível nesse momento por que o gasto com a folha de pagamento do funcionalismo está comprometido, ultrapassando o limite máximo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O prefeito havia se comprometido em diminuir o gasto com a folha para poder conceder o adicional. Uma das propostas feitas por Divino era de diminuir o número de cargos comissionados do município. Entretanto, um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Subseção – Sindsaúde) analisou o número de cargos entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e apontou que houve redução de 851 cargos comissionados em determinadas pastas, mas houve um aumento de 726 cargos no Fundo Municipal de Educação.

A diretora do Sindsaúde, Irani Tranqueira, destacou que “serviço de qualidade se faz com servidor@s valorizados” e que o Sindsaúde segue mobilizado para assegurar os direitos dos trabalhador@s do município de Senador Canedo.