Entidades divulgam nota sobre o Imas

*Publicada em 21.02.2019 às 18h06

Durante a assembleia geral dos servidor@s municipais da Saúde, realizada hoje (21), na Câmara Municipal de Goiânia, as entidades representativas dos trabalhador@s emitiram uma nota sobre a operação do Ministério Público que investiga fraudes e desvio de verbas do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas).

Leia aqui:

Em vista da operação Fatura Final deflagrada nesta quinta-feira (21) pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que apura fraudes do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), nós – entidades representativas dos servidores da saúde do município de Goiânia – viemos a público apoiar e defender a ampliação das investigações relativas à administração do Instituto.

O Imas é um patrimônio do servidor público e precisa ser administrado com seriedade e transparência como manda a ética na administração pública, uma vez que, possíveis irregularidades em sua gestão afetariam milhares de usuários.

Sobretudo, lamentamos que a presidência do Instituto ainda seja ocupada por indicações políticas e que nem sempre caminham em consonância com o desejo de seus maiores interessados: os servidor@s.

As suspeitas do Ministério Público que vieram a público nesta manhã reforçam a necessidade de mudanças na gestão do Imas. Aliás, essa é uma reivindicação antiga do funcionalismo. Acreditamos que uma gestão transparente, eficiente e comprometida com os interesses de seus usuários deveria ser feita pelo servidor.

Portanto, se confirmadas as suspeitas do MP, defendemos a punição dos envolvidos e o ressarcimento integral do prejuízo. Considerando ainda a indicação do atual presidente pela prefeitura de Goiânia, defendemos que a gestão municipal seja considerada corresponsável nas investigações.

Por fim, reiteramos a importância de que o Imas seja definitivamente uma autarquia com gestão autônoma, gerida pelos servidores efetivos do município de Goiânia, com o objetivo de atender aos interesses da sociedade de forma justa.

Sindsaúde – GO
Sieg