ESTADO: reajuste do Ipasgo é tema de reunião com Governo

 ESTADO: reajuste do Ipasgo é tema de reunião com Governo

*Publicada em 26.06.2019 às 10h35 

O Sindsaúde e outras entidades que compõem o Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás se reuniu na tarde de ontem (25) com o Secretário de Estado da Casa Civil, Anderson Máximo de Holanda. Além do aumento na contribuição do Ipasgo considerado “abusivo”, foram discutidas outras pautas de interesses dos servidores. A reunião ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Ipasgo

Os sindicatos ressaltaram a necessidade de rediscutir a decisão que culminou no aumento de 21,56% na contribuição do Ipasgo uma vez que, não foi possível debater exaustivamente a real situação financeira do órgão. Além disso, o Fórum enfatizou que o reajuste afeta seriamente orçamento do servidor.

A mudança na composição do Conselho Deliberativo do Ipasgo (CDI) também foi outra reivindicação. A presidenta do Sindsaúde e vice-presidenta do CDI, Flaviana Alves, justifica que a estrutura atual, em que gestores e prestadores formam maioria, tem trazido desvantagem em pautas de interesse do funcionalismo.

Data-base

Outra pauta foi a necessidade de se discutir o pagamento das datas-bases atrasadas. Até o momento, o Governo de Goiás deixou de cumprir 9 reposições salariais para o funcionalismo público.  

Na ocasião, o Sindsaúde expôs ainda a situação dos servidores terceirizados do Hospital de Doenças Tropicais que convivem constantemente com o atraso de pagamento. Flaviana salientou que o governo precisa rever o modelo de gestão por OSs. “Sugerimos inclusive montar um grupo de trabalho envolvendo a Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento, a Casa Civil e o próprio Sindsaúde com o objetivo de rever o projeto de saúde para Goiás”.

Entre outras pautas, ainda estiveram na pauta da reunião, o Hospital do Servidor e a necessidade de maior transparência para o funcionalismo quanto à hipótese do ingresso de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal.

Diálogo

Sobretudo, o Fórum dos Servidores cobrou maior diálogo com o atual Governo nas discussões que envolvem o funcionalismo. As entidades reiteraram que a questão financeira não pode ser obstáculos às negociações, inclusive porque nem todas as pautas envolvem gastos.

Após ouvir as demandas, o secretário assumiu o compromisso de agendar uma entre o Fórum, o presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, e o Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud