ESTADO: Sindsaúde discute nova proposta com governo para atender servidores

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, se reuniu nesta quarta-feira (27) com a equipe do governo de Goiás para discutir a reestruturação de carreira dos servidor@s da Secretaria de Estado de Goiás (SES) como forma de valorizar categoria. Estava prevista a participação do governador, José Eliton, mas ele não compareceu. A reunião ocorreu no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas.

Ao Sindsaúde, a equipe – composta pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela; secretário de Planejamento, Joaquim Mesquita; e secretário da Fazenda, Manoel Xavier – afirmou que o governador está a par das negociações e que reconhece a necessidade de priorizar a Saúde, mas que o Estado não conseguiria absorver o impacto financeiro gerado pela proposta discutida inicialmente.

Convicto de que o reenquadramento que desconsiderasse o tempo de serviço seria recusado, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, informou ainda que foi descartada a possibilidade de realizar uma reestruturação sem considerar o tempo de trabalho da categoria.

Incorporação

Na ocasião, a presidenta do Sindicato e o servidor Mauro Rubem expuseram que os trabalhador@s têm sido uma das categorias mais prejudicadas no atual governo e que é preciso recompensar as perdas acumuladas de alguma maneira. Flaviana ainda lembrou que a categoria havia recebido com bastante entusiasmo a primeira proposta de reestruturação da carreira feita pelo governo e que inclusive, já havia sido aprovada no Consind e pelo servidor@s.

Diante do impasse nas propostas de reestruturação como foram colocadas, o Sindsaúde pressionou por uma saída que beneficiasse os servidor@s ainda esse ano e inclusive, sugeriu a incorporação da gratificação de produtividade para diminuir o impacto financeiro na folha o que viabilizaria a aplicação da proposta inicial de reestruturação da carreira.

Joaquim Mesquita sinalizou que há possibilidade de atender essa reivindicação e informou que nesta quinta-feira (28) começaria os estudos para apresentar uma posição concreta já na segunda-feira (2). O estudo será feito por um grupo de trabalho composto por membros do governo e do Sindicato e consistirá em identificar a possibilidade de economizar cerca de R$ 20 a R$ 30 milhões nos gastos com a pasta da Saúde que hoje gira em torno de R$ 2 bilhões. Na prática, o governo tentará remanejar os gastos para atender à categoria.

Prazo

Diante da nova proposta, Flaviana sugeriu que o corte de gastos poderia ser feito no repasse às Organizações Sociais já que elas consomem boa parte dos recursos do governo. Ela também voltou a enfatizar necessidade de concretizar a proposta até o dia 6 de julho quando qualquer proposta que atenda à categoria precisa estar aprovada e publicada no Diário Oficial.

Assembleia

Mais detalhes serão repassados durante a assembleia dos servidor@s estaduais da saúde marcada para esta quinta-feira (28), às 14h, na Assembleia Legislativa.

Confira o vídeo: