Goiânia: secretário promete intermediar reunião com Iris até dia 10 para discutir demandas da saúde

*Atualizada em 27.02.2019 às 13h13

Durante nesta quarta-feira (27), o secretário particular do prefeito Iris Rezende (MDB), Wilson Júnior, prometeu às entidades sindicais agendar uma reunião com o prefeito até o dia 10 de março. Objetivo é construir uma solução para as reivindicações dos servidor@s.

O secretário listou todas as demandas e se comprometeu em adiantar o assunto com o prefeito. “Eu vou ver todas essas questões e ainda nesta semana vou tentar dar um retorno para vocês com a data da reunião com o prefeito”.

Reivindicações

Nesta manhã, vários servidor@s da rede municipal de saúde de Goiânia se mobilizaram em frente ao Paço Municipal. Segurando cartazes, eles protestaram contra o atraso no pagamento das progressões e pela inclusão de profissionais no Plano de Carreira (Lei. 9.816/10) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ao serem recebidos, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, e os representantes das demais entidades que formam a Frente Pela Saúde, reivindicaram da gestão o pagamento das progressões, da titulação e a inclusão de algumas categorias como agentes de saúde e de endemias e administrativos no plano.

O prefeito tem cumprido o plano de outras categorias e não tem atendido às reivindicações da Saúde. Nós estamos sendo prejudicados porque as nossas progressões estão paradas desde 2016. Não podemos continuar com esse prejuízo salarial. Esperamos que o prefeito se atente para a situação e garanta o direito do servid@r da saúde”, enfatizou Flaviana Alves.

Portaria

Na ocasião, o Sindsaúde também criticou o teor da Portaria 010/19 sobre alterações na escala de trabalho publicada no Diário Oficial do Município no último dia 25 e pediu a sua revisão. Flaviana esclareceu que as medidas não foram acordadas com a entidade e que a Secretaria Municipal de Saúde não acolheu as propostas do Sindicato (confira a portaria aqui).

Progressão

A progressão (mudança de letra) está prevista no plano de carreira e é um mecanismo de valorização da carreira profissional do servidor. A mudança deveria ocorrer a cada dois anos e gerando um aumento de 6,12% no vencimento de cada trabalhad@r da SMS.

Assembleia

No próximo dia 12, às 8h30, os trabalhador@s voltarão a se mobilizar no Paço Municipal por meio de assembleia com indicativo de greve. Na ocasião, eles vão avaliar se houve avanços nas negociações.

Frente

A Frente Pela Saúde foi criada durante assembleia geral dos servidores realizada no último dia 21 com o objetivo de unir servidores e usuários em defesa de uma saúde pública de qualidade. Ela é composta pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg), Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfar), Sindicado de Enfermagem do Estado de Goiás (Sienf), Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), Sindicato dos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias do Estado de Goiás (Sindacse), Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb) e Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO)