Nefasta e absurda, dizem centrais sindicais sobre terceirização total

As centrais sindicais reagiram à decisão do Supremo Tribunal Federal de liberar a terceirização irrestrita. Por 7 a 4, os ministros estabeleceram nesta quinta-feira 30 a constitucionalidade do modelo de contratação, sancionada no ano passado por Michel Temer.

Antes da sanção presidencial, a empresa só poderia se valer do expediente em atividades sem relação direta com seu negócio. Um montadora estava proibida, por exemplo, de terceirizar os operários da linha de montagem.

Em nota, a Força Sindical classificou a decisão de nefasta e grande equívoco. “A terceirização da atividade-fim não cria empregos, reduz os salários e divide a representação sindical, prejudicando as negociações por benefícios e melhores salários”.

Para a Central Única dos Trabalhadores, o STF desrespeitou a própria Constituição e deu mais uma prova de que os poderes da República estão “sequestrados pelos interesses do grande capital”.

Segundo Vagner Freitas, presidente da CUT, o Supremo opta, outra vez, por prejudicar os trabalhadores. “Ao autorizar a terceirização indiscriminada, a Suprema Corte, que é a casa revisora do Brasil, perdeu a oportunidade de rever um ato inconstitucional cometido pela Câmara dos Deputados e que trouxe insegurança jurídica e precarizou ainda mais as condições de trabalho no País”.

Fonte: Carta Captial