No interior, Sindsaúde cobra direitos trabalhistas e discute impacto das mudanças no SUS

 No interior, Sindsaúde cobra direitos trabalhistas e discute impacto das mudanças no SUS

A fim de fiscalizar o cumprimento dos direitos trabalhistas e construir uma ampla política de valorização para o servidor@r, diretores do Sindsaúde estiveram em vários municípios da Região Sul do Estado nos dias 13 e 14 de março. Na ocasião, o Sindsaúde se reuniu com os trabalhador@s da Saúde e levantou as principais reivindicações.

As reuniões aconteceram nos municípios de Piracanjuba, Morrinhos, Buriti Alegre, Itumbiara, Bom Jesus, Cachoeira Dourada e Goiatuba. Em pauta estavam reivindicações como a implantação de Plano de Carreiras, o pagamento da Data-base e a melhoria nas condições de trabalho. Em Bom Jesus, por exemplo, a discussão do Plano avançou. A proposta já foi apresentada e escolhida a comissão para analisá-la. Uma nova reunião deve acontecer no dia 4 de abril.

Desmonte do SUS

Atendendo a uma deliberação do 7º ConSindsaúde, também foram eleitos os delegados sindicais, isto é, os representantes dos servidor@s por local de trabalho. O objetivo é ampliar a defesa dos trabalhador@s e intensificar o enfrentamento contra o desmonte do Sistema Único de Saúde. A secretária de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso, alerta que a terceirização dos serviços de saúde já é uma ameaça no interior.

Na ocasião, os diretores também aproveitaram para esclarecer sobre as mudanças recentes no SUS que impactam seus trabalhador@s e usuários. Maria de Fátima Veloso explica que, diante da gravidade dessas mudanças, o Sindsaúde tem incluído o assunto em suas agendas. “A Portaria 83, a unificação dos Blocos de Financiamento do SUS e as mudanças na PNAB relacionam entre si e estão diretamente ligadas à Emenda Constitucional 95 que congela os investimentos em Saúde por exemplo. Isso não afeta só o trabalhador do SUS, mas toda a população”, ressalta.

Já o diretor de Organização Política e de Base, Mauro Rubem, chama a atenção para a importância da conscientização na defesa do SUS. Ele explica que a garantia do SUS depende da união dos seus trabalhadores e da mobilização de seus usuários.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud