Pacientes ainda buscam atendimento no Centro de Referência de Goiânia

*Atualizada em 19.11.2018, às 12h16

Mesmo após o fechamento da unidade na última segunda-feira (12), a busca por atendimento ainda continua no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica Cândido José Santiago de Moura (CRDT) localizado no Setor Norte Ferroviário. Imagens registradas nesta quarta-feira (14) mostram usuários em busca de mais informações.

Uma servidora que – preferiu não se identificar – confirmou que houve muita procura na manhã desta quarta-feira. Ainda segundo ela, hoje foi último dia em que a unidade esteve aberta para informar sobre a mudança. A servidora também explicou que a ordem é para que a partir de segunda-feira (19), todos servidores da unidade deveram se dirigir para as unidades onde foram remanejados.

“Falha”

“Não houve a divulgação necessária que esta mudança exigia. A prefeitura falhou em comunicar a população. O CRDT foi fechado na última segunda-feira feira e até os usuários não sabem onde os serviços estão sendo oferecidos”, criticou o ex-conselheiro municipal de Saúde e militante da causa das pessoas que convivem com o HIV/Aids, Edson Santana.

A vice-presidente do Grupo AAVE (ONG que apoia a causa das pessoas que convivem com o HIV/AIDS), Tamara Borges, disse que a alternativa foi criar um grupo nas redes sociais para tentar avisar os pacientes. Mas segundo ela, muitas dúvidas permanecem. “Eles querem saber onde o médico dela vai atender a partir de agora ou se a consulta que já estava marcada realmente vai acontecer”, relata.

Mudança

A unidade que é referência no diagnóstico e tratamento de doenças como HIV/AIDS, Tuberculose e Hanseníase e funcionava há mais de 20 anos em uma área cedida pelo Estado foi fechada, conforme justificou a prefeitura de Goiânia, porque o Governo de Goiás pediu a devolução da área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os serviços prestados no CRDT serão redistribuídos para outras unidades de saúde da capital até que a nova sede do Centro de Referência fique pronta.

O Cais do Jardim Novo Mundo fica cerca de 10km do CRDT e é uma das unidades que receberão parte dos serviços ofertados pelo Centro de Referência. Lá, vão funcionar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Assistência Especializada (SAE) e a distribuição de remédios para o tratamento da Aids. O aumento da demanda preocupa porque o Cais enfrenta problemas de infra-estrutura. As paredes estão danificadas e com bastante mofo.

Para o vice-presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, que tem acompanhado a situação do CRDT, “a mudança foi feita às pressas e gerou transtornos para servidores e pacientes”.  Ele explica que “a fragmentação das especialidades é muito grave. Um paciente que antes era atendimento em um único lugar agora terá que perambular por outras unidades de saúde em busca do mesmo serviço”.

Veja para onde foram os serviços ofertados pelo CRDT:

Tabela divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.