Paralisações em Senador Canedo continuam nos dias 13 e 14

*Publicada dia 07.03.2019 às 16h55

O funcionalismo de Senador Canedo vem realizando uma série de manifestações na cidade. Indignados com a desvalorização profissional no serviço público, eles voltaram a realizar nesta quinta-feira (7) um protesto pelas ruas de Senador Canedo. As novas paralisações estão marcadas para os dias 13 e 14 de março.

O ato que reuniu servidor@s da Saúde e de outros setores da prefeitura nesta quinta-feira começou no Centro de Especialidade Médicas. Em passeata pelas ruas da cidade, os trabalhador@s seguiram até a sede da Secretaria de Finanças.

Apesar das promessas, o prefeito Divino Lemes (PSB) não aplicou o plano de carreira dos servidor@s conforme reivindicação do funcionalismo. Eles cobram o envio imediato do projeto de lei à Câmara Municipal que altera o plano de carreira possibilitando o pagamento da gratificação profissional.

Agenda

As manifestações continuam. No dia 13, a concentração do ato será na Secretaria Municipal de Saúde às 8h. Já no dia 14, o protesto está marcado para ser realizado em frente ao Ministério Público.

Sem avanços na negociação, Lemes alega falta de recurso financeiro e de margem na Lei de Responsabilidade Fiscal. Diante disso, as entidades representativas dos servidor@s municipais chegaram a construir com prefeito uma proposta de diminuição do número de cargos comissionados do município com o intuito de equilibrar as contas. Mas, aparentemente, isso não ocorreu.

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese subseção – Sindsaúde) analisou o número de cargos entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e apontou que houve redução de 851 postos comissionados em determinadas pastas, mas houve um aumento de 726 cargos no Fundo Municipal de Educação.