SAÚDE: servidores vão ao Centro Administrativo para cobrar respostas do governador

Os servidor@s da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vão se concentrar em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 14h desta terça-feira (3) para cobrar um posicionamento definitivo do governador de Goiás, José Eliton, sobre a promessa de reestruturar do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) da categoria ainda este ano.

Promessa

Hoje, no início da manhã, voltamos à SES para buscar respostas, mas ninguém da equipe do governo nos recebeu. Estamos cobrando o cumprimento dessa promessa há meses e durante nosso encontro na semana passada, os secretários de Planejamento, Fazenda e Saúde prometeram realizar novos estudos  para nos apresentar o resultado na data de ontem. Infelizmente, o tempo está se esgotando e até agora não temos nada concreto. Isso é um desrespeito com a categoria”, protestou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

“Durante nossa mobilização de ontem, decidimos, que hoje (3), às 14h, todos os servidor@s da SES estarão em frente ao Palácio Pedro Ludovico para ouvir do próprio governador se essa categoria – que tem sofrido durante tanto tempo – realmente será valorizada da maneira que merece. Para que essa proposta se cumpra é fundamental que ela chegue ao Legislativo ainda nesta terça-feira”, explicou.

Apesar de ter apresentado uma proposta para reestruturar a carreira do funcionalismo da Saúde, o governo parece ter se arrependido da própria sugestão. Flaviana Alves, explica que “Nos últimos anos a categoria tem sido a que mais sofreu com defasagem salarial na qual as perdas chegam a 80%” e que “os trabalhador@s depositaram suas esperanças nessa promessa”.

Prazo

Na tarde de ontem (2), o Sindsaúde se reuniu com os servidor@s na Assembleia Legislativa para discutir a situação e definir as estratégias. Flaviana lembrou que “demonstrando compreender” a importância da categoria, o próprio governo havia apresentado a proposta para mudar o plano de carreira da categoria e que foi aceita pelos trabalhador@s.

O prazo curto para aprovação no Legislativo preocupa. Devido ao período eleitoral, qualquer projeto de autoria do Executivo deve estar aprovado e publicado no Diário Oficial até o dia 6 de julho.

Imagem: O Hoje