Senador Canedo: prefeito promete apresentar contraproposta a cobranças de servidores

O Sindsaúde voltou a se reunir hoje (14) com o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, para discutir as reivindicações dos servidor@s municipais. Na ocasião, a presidenta do Sindicato, Flaviana Alves, cobrou a garantia do direito do funcionalismo.

Ao prefeito, o Sindsaúde e outras entidades sindicais expuseram a importância de se aplicar o plano de carreira com a substituição do Adicional de Progressão Funcional (APF) pela progressão horizontal (acréscimo de 5% a cada três anos) e a alteração do Decreto 1.047/2012, que regulamenta a gratificação de formação educacional (uma espécie de gratificação por titulação).

Alegando dificuldade financeira para atender o funcionalismo, Divino Lemes se comprometeu em apresentar uma contraproposta aos servidor@s. Segundo ele, até o dia 21 desse mês, um projeto estará na Câmara Municipal atendendo aquilo que for possível.

A presidenta lembra que na mesma data, está prevista uma nova manifestação dos servidor@s, agendada durante assembleia geral no último dia 8. “As reivindicações dos trabalhadores de Senador Canedo são antigas e não podemos esperar mais a boa vontade desta gestão. É preciso garantir os direitos desses servidor@s”, enfatizou Flaviana.

Férias

Ela também pediu a revogação do Decreto 2.061/2018 que reduz gratificações e suspende férias e licenças. O prefeito voltou a alegar que a edição do decreto foi uma medida necessária porque, segundo ele, a gestão está com déficit de servidor@s e ainda precisa ajustar as contas. Ele também prometeu a realização de concurso público.

Ao Sindsaúde, Divino Lemes, garantiu que, haverá exceções quanto a suspensão das férias. Ele justificou que o Departamento de Recursos Humanos vai avaliar os casos em que o servid@r comprovar que sofrerá prejuízos não goze suas férias. Já em relação a redução de gratificações, o prefeito explicou que a medida valerá apenas para servidor@s comissionados.