Senador Canedo: secretário de Saúde estuda apresentar nova proposta de reajuste salarial

*Publicada em 29.08.2019 às 17h01

Durante reunião com o Sindsaúde nesta quinta-feira (29), o secretário municipal de Saúde de Senador Canedo, Carlos Maranhão, admitiu que a gestão poderá apresentar uma nova tabela de reajuste salarial. A próxima reunião ficou agendada para segunda-feira (9) quando ele deverá oficializar a proposta. Na ocasião também haverá assembleia.

Segundo o titular da pasta, a intenção é incorporar a gratificação de produtividade e elevar o salário base atual do assistente técnico (R$ 1.091) para R$ 1.375 mantendo o adicional de insalubridade (20%). A última proposta da gestão consistia em um aumento real de R$ 159 mantendo as gratificações de produtividade (10%) e de insalubridade (20%) sobre o vencimento. A proposta foi recusada naquela ocasião.

O reajuste é uma reivindicação do Sindsaúde que tenta melhorar a tabela salarial do assistente técnico que apresenta maior defasagem no quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O Sindicanedo também esteve representado na reunião.

Tudo indica que após uma conversa com o prefeito, o secretário vai oficializar essa proposta no dia 9. Por isso, nós agendamos uma assembleia para o mesmo dia, às 15h30, cujo objetivo submetê-la à avaliação dos trabalhadores”, explicou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Flaviana lembra que o reajuste ainda está abaixo daquele reivindicado pelo Sindsaúde (R$ 1.500) que considera “mais próximo da valorização salarial necessária”.

30h

Outra reivindicação abordada foi a redução da carga horária do psicólogo, farmacêutico e enfermeiro. O Sindicato quer 30h semanais para estas categorias que hoje fazem 40h. “Essa discussão já está bem avançada. Estamos elaborando um novo estudo e acreditamos que o impacto financeiro será mínimo”, finalizou Flaviana.