Servidores do Hugo aprovam calendário de luta contra remoções

*Publicada em 25.11.2019 às 16h35

Nesta segunda-feira (25), os servidores efetivos do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) realizaram um protesto em frente ao hospital contra a remoção de trabalhadores da unidade. Na ocasião, foi aprovado um calendário de mobilização para impedir que 277 servidores sejam removidos.

A próxima mobilização está agendada para amanhã (26), às 10h, em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Sindsaúde cobra a revogação das remoções e a garantia do acerto trabalhista referente aos trabalhadores terceirizados que não continuarão com INTS a partir do dia 1º.

No dia 27, a mobilização vai ocorrer em frente ao Tribunal de Justiça de Goiás, às 10h. O Sindicato aguarda resultado de uma ação judicial protocolada para impedir às remoções. Já no dia 28, o ato será na Praça Bandeirante, no Centro de Goiânia, também às 10h.

Durante a manifestação desta segunda-feira, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, falou à imprensa e voltou a condenar a ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ela, o Hugo não tem condições de perder profissionais e a remoção é prejudicial a pacientes e servidores.

Flaviana alertou que excelentes profissionais e bastantes úteis para o perfil de atendimento traumatológico do Hugo estão sendo retirados de forma arbitrária para serem subutilizados em outros locais. “A SES não tem onde lotar esse pessoal. Já recebemos relatos de trabalhadores que foram até os locais indicados pela Secretaria, mas não havia vagas. A realidade é que nós teremos profissionais qualificadíssimos desviados de suas funções, muitos tirando xerox e servindo café”.

A presidenta do Sindsaúde teme que a assistência aos pacientes fique comprometida. “Mesmo que a nova gestão contrate outros trabalhadores para ocuparem as vagas, a continuidade dos serviços corre risco, já que será necessário um prazo para que esses novos profissionais se adaptem”, adverte.

Flaviana explica que o departamento do jurídico da entidade está à disposição do trabalhador. Ela ressalta que é muito importante que o servidor tome essa iniciativa. Os interessados podem  agendar o atendimento jurídico pelo telefone (62) 3995-6910. Os atendimentos são realizados na sede do Sindsaúde, na Rua 26, 521, Bairro Santo Antônio, em Goiânia, no horário comercial (das 8 às 12h e das 13 às 17h).

Paralisação

O Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) também está mobilizado contra as remoções. Na próxima quinta-feira (28), haverá uma paralisação de advertência dos profissionais médicos lotados na unidade.

Veja o cronograma de mobilização:

Dia: 26/11/2019
Local: PORTARIA DA SECRETARIA DE SAÚDE

Dia: 27/11/2019
Local: PORTARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Dia: 28/11/2019
Local: NA PORTA DO HUGO

Dia: 28/11/2019
Local: PRAÇA BANDEIRANTE (Com apoio das entidades)

Dia: 29/11/2019
Evento: ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA