Servidores e usuários se mobilizam contra possível fechamento do Centro de Referência em DST,s de Goiânia

 Servidores e usuários se mobilizam contra possível fechamento do Centro de Referência em DST,s de Goiânia

Com receio de que o Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica Cândido José Santiago de Moura (CRDT), seja fechado nos próximos dias, servidores e usuários vão realizar um ato em defesa da unidade na próxima segunda-feira (12), às 8h. A mobilização vai ocorrer em frente ao prédio do CRDT.

O Sindsaúde esteve por duas vezes na unidade nesta sexta-feira (9) para dialogar com os trabalhadores e buscar mais detalhes sobre a
possibilidade de fechamento do Centro de Referência.

Atendimento comprometido

Os servidores relataram ao Sindsaúde que receberam informações da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) sobre o possível fechamento definitivo do CRDT a partir do dia 12 deste mês. Com isso, a população deixaria de receber serviços como exames para o diagnóstico de Tuberculose, HIV e Hanseníase.

Pastor e militante da causa das pessoas que convivem com o HIV, Edson Santana, disse que recebeu a mesma informação de uma fonte ligada à Prefeitura. Ele também afirmou que pretende “acampar” no local como forma de protesto. “Eu tenho receio de que quando a gente chegar lá na segunda-feira, a prefeitura já tenha recolhido todos os equipamentos”.

“Retrocesso”
Indignado com a possível extinção do CRDT, Edson chama o fechamento da unidade de “retrocesso” e diz não acreditar que “a população possa perder um Centro de Referência como aquele”. Segundo Edson Santana, os pacientes correm o risco inclusive, de ficar sem medicamento.

Apesar de a secretária de Saúde, Fátima Mrué, ainda não ter confirmado a informação, os trabalhadores estão apreensivos por não saberem se ou para onde serão remanejados. Também não há informações de onde os pacientes serão atendidos.

Ainda de acordo com informações, repassadas ao Sindsaúde, os atendimentos da próxima semana já estariam sendo desmarcados. “A denúncia é grave e nós estamos tentando apurar mais detalhes. De qualquer forma, esperamos que a secretária de Saúde haja com sensatez e não tome nenhuma decisão arbitrária que prejudique trabalhador e pacientes“, ressaltou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

O CRDT
Apesar de ser referência no diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis como HIV/AIDS e no tratamento de patologias como Tuberculose e Hanseníase, Há meses, o CRDT já vinha enfrentando problemas na parte laboratorial e comprometendo o atendimento. Os servidor@s denunciaram que o laboratório do CRDT vem sofrendo literalmente um “desmonte” e alguns serviços já não estão funcionando.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud