Servidores municipais da Saúde de Senador Canedo realizam protesto nesta terça-feira (26)

*Publicada em 25.02.2019 às 18h40

A Praça Criativa, em Senador Canedo, será palco de um protesto dos servidores municipais, entre eles, os da Saúde. O ato está programado para amanhã (26), às 8h30, quando os trabalhadores vão cobrar da Prefeitura o pagamento da titulação (gratificação por curso de aperfeiçoamento) e o envio dos projetos ao Legislativo que instituem o adicional por tempo de serviço e um novo plano de carreira para o funcionalismo.

A mobilização foi decidida pelos servidores durante a última assembleia unificada, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO). No encontro que ocorreu dia 14, deste mês, os trabalhadores voltaram a cobrar do prefeito Divino Lemes, uma resposta referente às pautas do funcionalismo da Saúde.

Sem avanços na negociação, Lemes alega falta de recurso financeiro e de margem na Lei de Responsabilidade Fiscal. Diante disso, as entidades representativas dos servidores chegaram a construir com prefeito uma proposta de diminuição do número de cargos comissionados do município com o intuito de equilibrar as contas.

Porém, um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Subseção – Sindsaúde) analisou o número de cargos entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 e apontou que houve redução de 851 postos comissionados em determinadas pastas, mas houve um aumento de 726 cargos no Fundo Municipal de Educação.