Sindsaúde entrega à Casa Civil proposta de lei que inclui ACS e ACE no plano de carreira da saúde

*Publicada em 13.02.2020 às 17h7

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, e outros diretores do sindicato entregaram ao chefe da Casa Civil, Jairo Cunha Bastos, nesta quinta-feira (13), a minuta do projeto de lei que incluiu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do município de Goiânia. Uma nova mobilização ficou agendada para o dia 19.

A entrega ocorreu nesta manhã no Paço Municipal durante mobilização das duas categorias. O compromisso é de que o documento será encaminhado ao prefeito. O Sindsaúde defende o envio o quanto antes do projeto para apreciação da Câmara Municipal. “Essa gestão já assumiu esse compromisso conosco, mas sabemos que com a proximidade do período eleitoral temos cada vez menos tempo para que projeto passe por todo o trâmite legal”, reforçou Flaviana Alves.

Benefícios

A inclusão das duas categorias na Lei Municipal Nº 8.916/10 que trata do Plano de Carreira especifico dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia traz vantagens significativas como a devida valorização do tempo de carreira desses trabalhadores, gratificação de 10 a 40%, aumento de 6,12% a cada dois anos (progressão), adicional de 10 a 30% referente a compensação de Difícil Acesso ou Difícil Provimento.

Para a diretora do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso, o plano de carreira é um instrumento de gestão e de valorização do servidor. “Por isso, nos empenhamos em fazer com que ele seja uma realidade o mais breve possível para esses trabalhadores”.

Nova mobilização

Ficou acordada nova assembleia para o dia 19, às 14h30, no Paço Municipal. Na ocasião, diretores do Sindsaúde vão se reunir com o secretário municipal de Administração, Agenor Mariano.

Pressão na Câmara

Atuando em outra frente, diretores do Sindsaúde e um grupo de agentes estiveram na quarta-feira (12), na Câmara Municipal para buscar o apoio do Legislativo. O Sindsaúde percorreu todos os gabinetes e coletou a assinatura de vários parlamentares. Dos 35 vereadores, 21 assinaram o termo de compromisso.

Veja quem ainda não assinou:

Álvaro da Universo (PV)

Anselmo Pereira (PSDB)