Sindsaúde reivindicará isonomia de salários para os servidores estaduais da Saúde

*Publicada dia 02.05.2019 às 16h45

Isonomia de salários, melhorias nas condições de trabalho e valorização salarial e profissional. Foram essas as principais reivindicações dos trabalhadores estaduais da saúde na última assembleia geral que ocorreu no dia 30 de abril.

Durante as três reuniões promovidas pelo Sindsaúde e realizadas na sede do sindicato, foram abordadas as perdas salarias como data-base, gratificação de insalubridade e produtividade.

De acordo com a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, o Sindicato está buscando ampliar o diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde e exigirá do governo estadual o cumprimento das pautas do funcionalismo inclusive com a equiparação salarial da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) antiga Segplan.

“Ao longo da nossa assembleia pudemos discutir e ouvir a realidade de cada trabalhador e trabalhadora. Foi deliberado que nós vamos lutar por uma valorização nos salários. Hoje existe uma perda salarial de mais de 60% que não dá para aceitar essa situação”, explicou Flaviana Alves.

Para a presidenta do Sindsaúde, o momento é de luta e para isso é de grande importância à união da categoria. Apesar do secretário Ismael Alexandrino demostrar interesse em diálogo, o governo do estado argumenta que está em crise e aguarda a aprovação da reforma administrativa no Legislativo.

“O secretário informou ao Sindsaúde que é preciso esperar o avanço da reforma para então começar a estudar as pautas dos servidores. Mas nós, do Sindsaúde, estamos de olho, afinal há quanto tempo estamos esperando?”, questionou Flaviana Alves.

OSs

Maior fiscalização e rever os contratos das Organizações Sociais também foram assuntos discutidos na assembleia geral dos servidores estaduais. O Sindsaúde defende que estas instituições precisam de um maior controle. Para Flaviana Alves, não se pode aceitar que servidores públicos e terceirizados que atuam na mesma função e no mesmo ambiente de trabalho tenham benefícios salariais diferentes.

Saiba de mais detalhes da assembleia geral dos servidores estaduais no vídeo a seguir: