VALORIZAÇÃO! ACS e ACE lotam auditório em defesa do plano de carreira e reajuste do piso salarial

*Publicada em 13.11.2019 às 09h55

Mobilizado para assegurar a devida valorização profissional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE), o Sindsaúde realizou ontem (12), assembleia geral, com ACS e ACE do município de Goiânia. A mobilização lotou o auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal e teve o propósito informar sobre a possibilidade de implantação do plano de carreira e correção do piso salarial.

O diretor do Sindsaúde, Anderson Cleiton, detalhou que – conforme informações do Paço Municipal – o projeto que regulamenta a correção do piso salarial de R$ 1.014 para R$ 1.250 para as duas categorias está pronto e “sobre a mesa do prefeito” aguardando assinatura para então ser enviado ao Legislativo. (Saiba mais aqui)

Plano de carreira

Outro informe repassado aos trabalhadores é que também durante a reunião ocorrida entre o Sindsaúde e o prefeito Iris Rezende, no último dia 31, Iris assegurou que enviará até janeiro o projeto de lei que implanta o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) para os agentes.

A presidente do Sindsaúde, Flaviana Alves, reiterou o porquê do Sindicato defender que as duas categorias sejam incluídas em um plano que já  existe. O plano da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborado em parceria com o Sindsaúde é um dos mais completo e inclusive foi premiado pela qualidade. (Veja aqui as vantagens do plano da SMS)

Em apoio à categoria, o vereador Zander Fábio (Patriota) e o representante da vereadora Sabrina Garcez (Sem Partido) estiveram na assembleia e afirmaram que não vão apreciar outros planos de carreiras enviados para Câmara até que o projeto do PCCV dos agentes também chegue ao Legislativo.

Na ocasião, o vereador Zander e o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota) se comprometeram em apresentar um requerimento para reduzir a jornada de trabalho dos agentes durante os períodos de muito calor.

Ainda de acordo com a presidenta do Sindsaúde, o foco é intensificar as mobilizações para garantir que os projetos sejam aprovados o mais breve possível a fim de evitar que as votações sejam afetadas pelo período eleitoral que se aproxima.

8º Congresso

O Sindsaúde também reforçou o convite para o 8º ConSindsaúde (Congresso do Sindsaúde). O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro com o tema Democracia e Direitos: por direitos sociais e dignidade do trabalho no SUS, o evento vai ser realizado na sede do Sindicato. O ConSindsaúde contará com uma diversidade de palestrantes cujo propósito é, em parceria com os servidores da saúde, propor estratégias de luta que possibilitarão superar os desafios impostos aos trabalhadores do SUS e os ataques aos direitos trabalhistas.