8º CONSINDSAÚDE: “Não querem que o SUS seja para todos”, afirma pesquisadora da Fiocruz

*Publicada em 05.12.2019 às 00h55

Além das apresentações que marcaram a abertura do 8º ConSindsaúde – GO na noite desta quarta-feira (4), os participantes puderam prestigiar a palestra da Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília, docente da Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF) e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Souza.

A palestrante falou sobre a importância da democracia para a garantia dos direitos sociais, do SUS e da organização dos trabalhadores. “A gente vive um retrocesso histórico, político e social e somado a isso, temos uma onda muito maior que o próprio Brasil, uma onda ultraconservadora que termina fazendo do capitalismo muito mais predatório do que já foi”.

Nesse sentido, a pesquisa afirmou que está em curso “a destruição do projeto civilizatório onde a criação do SUS teve grande importância”. Ela acrescenta que o sistema público de saúde é um setor complexo que oferece serviços e que, além da classe trabalhadora, interessa ao mercado. “Não querem que o SUS seja para todos, mas querem que o Estado continue financiando-o para que o recurso público seja captado pelo setor privado”.

Maria do Socorro também destacou a importância de se aprofundar essas discussões e parabenizou a direção do Sindicato pela escolha do tema. O Sindsaúde faz um congresso com a temática extremamente pertinente de democracia, direitos sociais e organização dos trabalhadores porque a história do Sindsaúde se mistura com a própria da constituição do Sistema Único de Saúde.