A CNTSS/ CUT e demais entidades da saúde nos setores públicos e privados lançam A Campanha SUS Forte: eu defendo

Publicado em 02 de dezembro de 2020, às 12h03

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), o Sindsaúde – GO, as entidade que representa os trabalhador@s das áreas de Saúde, Assistência e Previdência Social dos setores público e privado, realizam, na quarta-feira (2), às 19 horas, a Live com transmissão ao vivo, do lançamento da Campanha “SUS Forte: eu defendo!”.

A iniciativa pretende ampliar o diálogo com a sociedade brasileira, para o papel fundamental que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem na vida de todo cidadão (ã) brasileiro (a).

A importância de destacar e chamar a atenção da população aos ataques permanentes que o SUS e os profissionais da saúde vem sofrendo em virtude do desfinanciamento (EC 95/16) e demonstrar os prejuízos sociais na seguridade social que a terceirização já apresenta e o caos na saúde com a  privatização do Sistema para a população.

A Live “SUS Forte: eu defendo!” será apresentada nos canais de Facebook /cntsscut) e Youtube (/tvcntsscut) da Confederação.

Participações:

Na programação da Live, as participações especiais e importantes da médica sanitarista, pesquisadora da FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Lucia Souto, com o tema “A importância da Defesa do SUS”.

As Live contará com as contribuições do Presidente e da Vice-presidenta da CNTSS, respectivamente, Sandro Cezar e Isabel Cristina Gonçalvez, que farão a apresentações e a contextualização da identidade visual e da proposta da Campanha “SUS Forte: eu defendo!”.

Defender o SUS é defender a vida:

A CNTSS, o Sindsaúde-GO e demais entidades representativas dos trabalhador@s da saúde em todo o país, tem de forma incansável, articulado as lutas em meio a este processo agudo e corrosivo do desfinanciamento permanente dos serviços públicos essenciais, promovido pelo Governo Federal alinhado as outras esferas de poder no Brasil.

Vivemos a maior crise sanitária da história brasileira, com a chegada, no início deste ano de 2020 da família do novo coronavírus. Altamente contagioso e sem vacina, a pandemia da Covid-19, já levou à óbito mais de 170 mil brasileiros (as) e pegou as unidades de saúde em processo de sucateamento e de terceirização em todo o país. Não bastasse a chegada da pandemia, o Governo Federal lançou diversos ataques via Lei Complementar nº 173/2020 e o Decreto 10.530/2020 e encaminhou à Câmara Federal o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 32 (Reforma Administrativa) que acaba com os serviços públicos e com os servidor@s, abrindo o SUS de forma definitiva para a iniciativa privada.

O SUS é universal, integral, público e forma uma rede de atenção à saúde na vida de milhões de brasileiros (as). O SUS é patrimônio, é saúde e é garantia de vida.

Venham conosco trabalhador@s da saúde e usuários (as) do SUS,

SUS Forte: eu defendo!