ACS E ACE: em reunião com supervisores distritais Sindsaúde discute pauta da categoria

*Publicada em 02.12.2020 às 11h33

Diretores do Sindsaúde estiveram no Centro de Zoonoses de Goiânia na quarta-feira (1) e na ocasião se reuniram com a direção e supervisores distritais. O Sindicato discutiu as reivindicações dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate a Endemia (ACE) do município. Na pauta estava o plano de carreira, gratificações, quinquênio, entre outras. O Sindicato ouviu os trabalhadores e acolheu as demandas.

Uma mobilização ficou agendada para a próxima semana. O ato deve ocorrer no paço Municipal. A data e o horário estão sendo definidos. Para o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, a mobilização das duas categorias para conquistar e ampliar direitos é fundamental.

Nossos direitos não virão de outra maneira se não for na base da pressão. A categoria tem muita força e a efetivação em 2014, por exemplo, é prova disso”.

Quinquênio

Muitos trabalhadores foram surpreendidos com a suspensão da gratificação de quinquênio. A gestão alega que a interrupção do benefício se deu por conta da aprovação da Lei Federal 173/20 que veda direitos como progressão e auxílios. Entretanto, a lei não proíbe o pagamento da data-base.

Mobilização

O diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem, e vereador eleito em Goiânia para o mandato 2021-2024 se colocou à disposição dos trabalhadores como parlamentar e informou que já está articulando com outros colegas para reforçar a luta dos agentes.

Além do presidente do Sindsaúde Ricardo Manzi e do diretor Mauro Rubem, participaram da reunião, a vice-presidente Néia Vieira e o diretor Willian Matheus.