Adriana Accorsi e Fábio Júnior assinam carta de compromisso com a saúde

*Publicada em 09.11.2020 às 16h26

O Sindsaúde-GO recebeu em sua sede administrativa na manhã desta segunda-feira (9), os candidatos à prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi (PT) e Fábio Júnior (UP). O objetivo da visita foi oficializar o compromisso com as demandas dos servidores da saúde e com a defesa da saúde pública, caso sejam eleitos.

Fábio Júnior

Logo no início da manhã, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, recebeu o candidato Fábio Júnior (Unidade Popular). Manzi falou sobre as expectativas da categoria com a próxima gestão da Capital e pontuou a necessidade de promover a valorização dos servidores. Além disso, o presidente ressaltou a importância de implementar mudanças para melhorar a qualidade da saúde pública.

Após ouvir o presidente da entidade, Fábio Júnior se comprometeu com as propostas em defesa dos servidores e do SUS. O candidato afirmou ter um “histórico de engajamento com as lutas populares” e “estar sensibilizado com a luta pela melhoria dos serviços públicos e dos profissionais de saúde“.

Adriana Accorsi

A candidata Adriana Accorsi (PT) também firmou compromisso com os trabalhadores da saúde. “Estou aqui para receber esse documento e quero dizer que construímos um plano de governo democrático ouvindo os trabalhadores de saúde, usuários e conselhos locais de saúde. Eu quero fazer o compromisso de ter o Sindsaúde como parceiro na construção das nossas políticas públicas. Minha gestão terá porta aberta para dialogar”, afirmou Accorsi.

Na ocasião, os candidatos também assinaram um termo de compromisso com a Associação dos Pacientes de Doenças Neurológicas do Hospital das Clínicas de Goiânia. O Sindcoletivo e o Soego também apresentaram documento com reivindicações à candidata Adriana Accorsi.

Direitos trabalhistas

O Termo de Compromisso (TC) elaborado pelo Sindsaúde-GO com base nas principais reivindicações dos servidores elenca 15 pontos fundamentais para a gestão da saúde. O Sindicato também encaminhou uma versão do TC a outros municípios com base em suas respectivas realidades.

Entre as reivindicações está a garantia da realização de eleições para diretores das unidade de saúde, o compromisso de não terceirizar ou privatizar os serviços de saúde por qualquer meio, aplicar, no mínimo, 15% da arrecadação de impostos, cumprimento e inclusão de categorias no plano de carreira e o cumprimento de direitos como pagamento dos pisos salariais, da data-base e das gratificações.

Aragoiânia

Os candidatos à prefeitura de Aragoiânia, Fernanda Rios (PSC) e Luizão do Povão (PSB) também se comprometeram com os servidores daquele município. Ambos assinaram o termo de compromisso com os trabalhadores da saúde.