Agentes se mobilizam pelo plano de carreira e reajuste salarial

*Publicada em 23.10.2019 às 18h e atualizada em 28.10.2019 às 15h07.

O Sindsaúde realizou hoje (23), assembleia geral com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemia do município de Goiânia. A mobilização ocorreu no Paço Municipal e teve como objetivo discutir estratégias para assegurar a implantação do plano de carreira e o reajuste salarial.

Para a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, é preciso intensificar a luta já que o prazo para a aprovação no Legislativo preocupa. Em 2020, haverá eleições municipais e o Executivo ficará impossibilitado de encaminhar projetos de lei que concedam algum tipo benefício. “Eu acredito que, em breve, o plano de carreira será uma realidade para os agentes, mas será o engajamento de todos que garantirá isso!

A vereadora Sabrina Garcez (sem partido) que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal e o vereador Zander Fabio (Patriotas) estiveram presentes e se comprometeram com os trabalhadores.

Diante das informações de que a prefeitura pretende enviar à Câmara alguns projetos concedendo o plano de carreira para outras categorias ainda este ano, Sabrina Garcez foi enfática. “Ou manda para todos ou a Câmara não vai votar o plano de nenhuma outra categoria”, frisou ao destacar a importância de contemplar os ACS e ACE.

Registro de ponto

Nesta semana, o diretor do Sindsaúde, Willian Matheus, se reuniu com superintendente Regional do Ministério Público do Trabalho (MPT),  Sebastiana de Oliveira Batista, e o Chefe do setor de fiscalização, Afonso Rafael Fernandes Borges para buscar uma alternativa para a exigência da Prefeitura em relação ao registro do ponto dos ACS e ACE. A gestão tem exigido o registro de ponto quatro vezes ao dia na unidade de saúde o que compromete a produção desses trabalhadores. O MPT afirmou que vai se reunir com representantes da Secretaria de Saúde para tratar da questão.

Nova mobilização

Ainda durante a assembleia foi criada uma comissão que tentará se reunir com o prefeito Iris Rezende para articular o envio dos dois projetos (reajuste do piso e criação do plano de carreira) à Câmara. Uma nova mobilização também ficou agendada para o dia 12, às 14h, na Câmara Municipal.

8º ConSindsaúde

Na ocasião, os trabalhadores foram informados sobre a realização do 8º Congresso do Sindsaúde (ConSindsaúde) que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro na sede do Sindicato. Cerca de 10 trabalhadores se inscreveram para participar do congresso como delegados.