ANÁPOLIS: ACS e ACE conquistam liberação do registro de ponto intrajornada

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do município de Anápolis não vão precisar bater o ponto intrajornada (hora do almoço) quando estiverem desempenhando atividades externas. A conquista foi fruto da atuação do Sindsaúde que por diversas vezes esteve reunido com a gestão municipal.

O Sindicato manifestou preocupação com a exigência do registro de ponto eletrônico para os agentes já que – no caso deles – poderia comprometer as condições de trabalho e o rendimento daqueles que atuam no campo.

Diante disso, a entidade solicitou a flexibilização do ponto visto que esses trabalhadores percorrem toda a cidade e muitas vezes se encontram distante da unidade onde deveriam registrar o ponto. Caso a exigência não fosse revogada, os agentes teriam de registrar o ponto presencialmente às 7h, às 11h, às 13h e às 17h.

Todavia, com base na nova orientação dada nesta quinta-feira (7) pelo secretário municipal de Saúde, Júlio Spíndola, a Diretoria de Atenção Básica e Gerência de Vigilância Epidemiológica ficam autorizadas “a justificar junto ao sistema oficial de registro eletrônico no horário do almoço, quando o servidor estiver em trabalho externo.”

No caso dos Agentes Comunitários de Saúde, o registro intrajornada (11h e 13h) será feito pelo gerente no Posto de saúde. Já o ponto (11h e 13h) dos Agentes de Combate a Endemias será registrado pelo supervisor dos ACS.

Avanço
A Diretora do Sindsaúde, Silvia Regina, lembrou que a reivindicação foi pauta de reunião com o secretário de saúde por três vezes, em reuniões com vereadores com proposito de buscar alternativas e nas diversas manifestações da categoria.

Além de parabenizar a categoria, Silvia Regina ressaltou que a decisão da gestão foi sensata. “Certamente é um avanço! Ao atender à reivindicação do Sindsaúde, a Administração se mostrou sensível ao bem-estar do trabalhador e às condições adequadas de trabalho para o bom desempenho dos agentes”.