APARECIDA: servidores da saúde agendam mobilização para o dia 9 na Câmara Municipal

 APARECIDA: servidores da saúde agendam mobilização para o dia 9 na Câmara Municipal

Está agendada para 9 de fevereiro, às 9h, um assembleia com manifestação em frente à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. A realização é um dos encaminhamentos da assembleia geral realizada hoje (26) no Paço Municipal e faz parte da jornada de luta dos trabalhadores da saúde pelo cumprimento de direitos como o pagamento da data-base, pagamento da progressão e piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.

Ainda durante assembleia, o Sindsaúde detalhou a reunião realizada na última sexta-feira (22) com o secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães, em que o Sindicato e uma comissão de trabalhadores apresentaram as reivindicações dos trabalhadores.

Data-base, progressão e piso salarial
A secretária Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves, avaliou positivamente a reunião com o secretário, mas destacou que o engajamento de toda a categoria será fundamental para fazer valer os direitos trabalhistas.  “Estamos dialogando, mas sabemos que, na prática, só atenderão essas reivindicações se houver pressão dos trabalhadores”, salientou.

Flaviana informou que, na ocasião, o secretário de Saúde garantiu uma reunião imediata com o secretário da Fazenda, André Luis, para tratar das reivindicações que dependem de recursos financeiros. São elas: data-base (2,76%), progressão (2%) e o piso salarial dos ACS e ACE. Flaviana enfatizou que estas são pautas urgentes e que necessitam de solução imediata, por isso acredita que a reunião com a Fazenda deve ocorrer ainda nesta semana.

Já as demandas relacionadas à restruturação do plano de carreira da categoria serão tratadas com o próprio secretário de saúde com a reativação da Mesa Municipal de Negociação Permanente.  “Vamos revisar o nosso plano e melhorar aquilo que for preciso. Se não for possível a inclusão dos servidores administrativos e condutores de ambulâncias, construiremos um plano similar apara atendê-los“, explicou Flaviana.

Concurso e relações de trabalho

O Sindsaúde também relatou ao secretário de saúde casos de perseguições por parte gestores aos seus subordinados. Para tratar o problema, ficou acertada uma reunião com a Superintendência e os gestores. Já em relação à realização de concurso público para todas as áreas da saúde, o secretário afirmou que já avalizou a sua realização, mas que ainda não obteve autorização da Secretaria da Fazenda por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Gratificação dos ACS e atraso de salário no HMAP

Outra reivindicação que o Sindsaúde tratará na Mesa de Negociação é a isonomia entre ACS e ACE. O Sindicato cobra a equiparação da gratificação de produtividade dos ACS (R$ 270) à produtividade dos ACE (R$ 430). Outra questão discutida foi o pagamento de salários de trabalhadores da organização social (IBGH) que administra o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia. O secretário garantiu que o repasse para o IBGH está regular e que acertou um prazo para que ela quite os salários atrasados.  

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud