Após ação do Sindsaúde, Justiça manda município de Cachoeira Alta pagar adicional de insalubridade acumulado

 Após ação do Sindsaúde, Justiça manda município de Cachoeira Alta pagar adicional de insalubridade acumulado

*Publicada em 09.10.2020 às 18h14

Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e servidores do quadro administrativo do Hospital Municipal de Cachoeira Alta conquistaram na Justiça, o direito de receber os adicionais de insalubridades acumulados entre os anos de 2009 e 2012. Não cabe mais recurso contra a decisão. Cada servidor deve entrar em contato com o Sindsaúde para solicitar o cumprimento da sentença.

Adicional de insalubridade

O Sindsaúde ingressou com o pedido após tomar conhecimento da suspensão do pagamento por meio do Decreto Nº 029/2009. À época a gestão alegou que os “trabalhos realizados pela farmacêutica, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga e demais servidores do quadro administrativo do Município não se enquadram como atividades ou operações insalubres”. O pagamento só foi regularizado em 2012.

Em face disso, o Sindicato argumentou que é de conhecimento público e notório que o local de trabalho é altamente insalubre, já que os servidores encontram-se expostos a agentes agressivos (biológicos, físicos e químicos).

Ordem judicial

Reconhecendo a legitimidade do pedido feito pelo Sindicato, o juiz Felipe Luis Peruca da Vara Das Fazendas Públicas de Cachoeira Alta, ordenou que o município restabelecesse o pagamento do adicional no percentual de 20% a partir do “evento danoso”, isto é, a partir da emissão do decreto. Além disso, o magistrado determinou ainda que os valores devem ser atualizados monetariamente pelo INPC com incidência de juros de mora de 1% ao mês.

O Município de Cachoeira Alta chegou a entrar com recurso para tentar anular a decisão, mas o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás negou e manteve a sentença do juiz Felipe Peruca.

Como receber?

Para que o trabalhador receba os valores referentes a essa ação, é necessário que cada um procure o departamento jurídico do Sindsaúde-GO. A partir daí, serão realizados os cálculos para o recebimento e formulação do pedido para cumprimento de sentença.

Assessoria Jurídica do Sindsaúde
Fone: 62 3995-6912
WhatsApp: (62) 99247-8463
E-mailjuridico@sindsaude.com.br

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud