Após cobranças do Sindsaúde, prefeitura de Orizona promete pagamento do piso para ACS e ACE

Arquivo pessoal/Felipe Dias

De acordo com o prefeito de Orizona, Felipe Dias, a gestão irá cumprir com o pagamento do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias no município.

Durante reunião ocorrida ontem (24) com a comissão de agentes, o gestor assumiu o compromisso de pagar o piso salarial (R$ 1.550) e o retroativo. O agente de saúde, Paulo José, contou que o prefeito também se comprometeu em restabelecer o pagamento do quinquênio a partir do próximo pagamento.

Cobranças
Em janeiro, o Sindsaúde já havia reiterado junto ao prefeito, a necessidade se garantir o pagamento do novo piso salarial dos agentes e outros direitos. O Sindicato lembra que, por força de lei federal, o piso salarial das duas categorias passou a ser de R$ 1.250 em janeiro de 2019; R$ 1.400,00 em de janeiro de 2020; e R$ 1.550 em janeiro de 2021.