Após protesto, Prefeitura de Aparecida marca data para discutir reivindicações da saúde

Sem receber direitos trabalhistas, servidores da saúde de Aparecida de Goiânia realizaram na manhã desta quinta-feira (18) uma carreata para protestar contra a falta de avanço nas negociações com a gestão. Entre as pautas de reivindicação, está o pagamento da data-base de 2020, o cumprimento integral do plano de carreira e o pagamento do piso salarial dos agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE).

Após o ato, o Sindsaúde foi recebido pela assessoria do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) que informou que Administração discutirá as pautas da categoria na próxima terça-feira (23) durante reunião da Mesa de Negociação Permanente da qual o Sindicato também participará. Até então não havia previsão de negociação com os trabalhadores.

Já no dia 25, haverá nova rodada de negociação entre o Sindsaúde, secretário da Fazenda, André Luis, e o secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães. Após isso, será definida a data do encontro com o prefeito.
Carreata

Os trabalhadores se concentraram na Praça da Matriz por volta das 9h desta quinta-feira e de lá saíram em carreata, acompanhados por um carro de som. A manifestação percorreu as principais ruas e avenidas da cidade até o Paço Municipal.

Os servidores fizeram um buzinaço para chamar atenção a atenção da população. Durante o percurso, os trabalhadores denunciaram que a prefeitura vinha se negando a receber a categoria para negociar.

“Esse pessoal que está buzinando aqui são trabalhadores da saúde de Aparecida. Eles não tem condições de trabalho, estão com salários defasados, não estão conseguindo pagar suas contas no fim do mês. Não tá tendo gente pra atender vocês e o prefeito não faz concurso”, relatou no microfone a vice-presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira.

Já o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, lembrou que a gestão deve aos trabalhadores da saúde, o sucesso que a Administração está tendo no combate à Covid-19, apesar da falta de condições de trabalho.
Depois de percorrer o centro de Aparecida, a carreata se dirigiu ao Paço Municipal passando inclusive, em frente ao condomínio onde mora o prefeito.

Ficou deliberado que haverá nova assembleia, com a data a ser definida, para avaliar se houve avanço satisfatório nas negociações. Um outro protesto também sendo cogitado para ocorrer em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Buriti Sereno.

Reivindicações

O Sindsaúde reivindica o pagamento da data-base de 2020 (2,76%), pagamento da progressão (2%), respeito à proporcionalidade salarial entre níveis, pagamento do piso salarial dos ACS e ACE, plano de carreira para os condutores e servidores administrativos, concurso público e melhores condições de trabalho.