AUXÍLIO-COVID: após pressão do Sindsaúde, prefeitura de Aparecida começa a pagar benefício a trabalhador afastado pela doença

A prefeitura de Aparecida de Goiânia começou a ressarcir, nesta semana, os trabalhadores credenciados de saúde que tiveram redução salarial por conta da covid-19. Uma das reivindicações do Sindsaúde desde o início da pandemia era que a gestão de Aparecida pudesse compensar os profissionais prestadores de serviços credenciados já que eles não têm férias, 13º salário ou são remunerados quando precisam se ausentar do trabalho.

Auxílio-covid

A diretora do Sindsaúde, Sirley Braga, conta que o auxílio-covid, aprovado em 2020 (Lei 3.586) foi a maneira encontrada para compensar aqueles que ficaram impossibilitados de trabalhar depois de testarem positivo para a doença. No entanto, ela lembra que apesar de ter sido sancionada no ano passado, a lei municipal do auxílio ainda não estava sendo cumprida.

A ajuda é restrita aos profissionais que não estejam acobertados por nenhum tipo de receita oriunda de benefício previdenciário, seguro privado ou de outras receitas associadas ao afastamento. O valor do benefício para o profissional é resultante do produto valor diário por nível e função.

Sirley Braga destaca que foram feitas diversas cobranças junto à prefeitura para que os trabalhadores começassem a receber amenizando o impacto financeiro no orçamento e agradece a confiança dos profissionais no Sindicato. “Tentamos corrigir uma injustiça”, afirma.

Determinação

A técnica de enfermagem e mãe de família, Janaína Silva, foi uma das profissionais que sofreu na pele o impacto da redução salarial dos 26 dias que permaneceu afastada. “Não é justo adoecer no trabalho e descontar nossos dias trabalhados. E prejudicar uma mãe e um pai de família”, desabafa.

Inconformada com a situação, a trabalhadora teve um papel importante nessa conquista. “Eu procurei o meu gestor e disse que iria encontrar um jeito de lutar pelos nossos direitos. Falei com vereadores e foi assim que somando forças que conseguimos avançar. O Sindsaúde também foi importante! Se não fosse o Sindicato, não teríamos recebido até hoje”, relata.

Já com o dinheiro na conta, Janaína lembra que muitos colegas não acreditavam que a ajuda fosse chegar. “Ouvi muitas críticas e muitos achavam impossível. Mas, felizmente deu tudo certo. Eu nunca desisto”, finaliza.