CAOS NA SAÚDE – Direção do sindicado visita unidade do SAMU

Dando continuidade ao levantamento realizado pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal juntamente com o Sindsaúde, nas unidades de saúde da rede municipal de Goiânia, estivemos com a comitiva na Unidade do SAMU da Vila Nova.

A situação encontrada lá era estarrecedora, ambulâncias quebradas sem manutenção desde a gestão passada, falta de suprimentos essenciais no socorro a população, profissionais sobrecarregados e estrutura totalmente insalubre.

No mesmo espaço físico onde está instalado o SAMU, também funciona de forma improvisada a Escola Municipal de Saúde Pública, que conta apenas com uma servidora administrativa. Desde que foi transferia para o local a escola deixou de fazer o seu principal papel, que é capacitar os trabalhadores, e o déficit de profissionais têm levado a sobrecarga e jornadas de trabalho acima da carga horária.

O presidente do Sindicato, Ricardo Manzi, lembrou que é preciso ter condições de trabalho e reconhecimento. Veja o vídeo: