CNS lança 17ª Conferência Nacional de Saúde nesta terça (5/10), aniversário da Constituição de 1988

Na data que marca o aniversário de 33 anos da Constituição de 1988, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lança a 17ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação social no Brasil, que deverá ser realizado em 2023. O evento de lançamento ocorrerá no Youtube e Facebook do CNS, nesta terça (5/10) às 16h.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde é organizada pelo CNS e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne a cada quatro anos cerca de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano Plurianual 2018-2020 e o Plano Nacional de Saúde são os principais documentos do MS que dão base para o desenvolvimento de uma série de políticas públicas da área.

A data escolhida para o lançamento do evento marca o aniversário da Constituição de 1988, que está completando 33 anos. São mais de três décadas de um documento respeitado no mundo inteiro, fundamental para a democracia brasileira. De acordo com o CNS, há muito o que comemorar, mas há muitos desafios também para que nem o governo nem parlamentares mudem a Constituição, fazendo com que a população brasileira perca direitos, como ocorreu com a EC 95/2016, que congelou investimentos em saúde e educação até 2036 e está prejudicando o enfrentamento à Covid-19.

É graças a Constituição que o Brasil possui o SUS universal, gratuito, com equidade para todos no país, seja uma pessoa rica ou pobre, de qualquer gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra diversidade. Defender a Constituição de 88, é defender o SUS.  Participarão da live o presidente do CNS, Fernando Pigatto, e os representantes da Mesa Diretora do Conselho, Moysés Toniolo, Vanja dos Santos, Priscilla Viégas e Neilton Araújo.

• O quê: Lançamento da 17ª Conferência Nacional de Saúde
  • Quando: 5 de outubro às 16h
  • Onde: Facebook e Youtube do CNS

Foto: 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em 2019.

Ascom CNS